Feliz Dia de los Muertos !

by - segunda-feira, novembro 01, 2010



Se tem uma festa popular que eu queria roubar de outro país (convenhamos, o Brasil é muito rico nesse aspecto, embora aconteçam várias descaracterizações horrorosas como rodeio e afins) seria o Dia de Los Muertos, festividade típica do México e de mais países da América Central.




Além de achar toda a visualidade muito bonita, com as cores (muito roxo, laranja e azul),flores, oferendas e as calaveras (palavra nova aprendida graças à Mel, antes eu as chamava de caverinhas mesmo); gosto muito do espiríto da coisa toda. A festa começa hoje e se segue até amanhã, coincidindo com o dia tradicionalmente católico dedicado aos mortos. Pra quem não sabe, o Dia de Los Muertos já era uma festa antes dos espanhóis chegarem, como uma celebração de morte e renascimento praticada por astecas, maias e outros povos indígenas da América Central.




O que eu mais gosto nisso tudo é a celebração, a maneira de ver a morte como um renascimento, e o jeito de pensar que as almas queridas vem nos visitar e nós as recebemos com carinho mas sem querer prendê-las aqui, e sim ajudando-as a seguir seus caminhos. Eu não sou espiríta nem católica, nem ao menos religiosa, mas nunca perdi tantos entes queridos como no último ano, não apenas de morte morrida, mas também por viagem ou afastamentos corriqueiros. Então gosto de pensar na minha saudade não como algo dolorido, mas sim como uma homenagem alegre e colorida como as calaveritas sorridentes.


(mulheres caveiras de Silvia Ji)

You May Also Like

2 Comenta aqui >>

  1. Eu adoro, já tive a oportunidade de me fantasiar de calavera e achei o máximo. Ainda faço uma tattoo com uma bem colorida!
    Beijos^^

    ResponderExcluir
  2. Ummm que lindo bonita!!
    adorei!
    bjos

    ResponderExcluir

E você, me conta ? Este espaço é para trocarmos ideias ! Se tiver alguma dúvida, deixe um e-mail ou link para que eu possa responder, por favor.