Receitinha boa: Frango Tailandês

by - sexta-feira, maio 13, 2011

Como vocês já devem ter notado, eu sou meio que a maluca dos biscoitos e cupcakes, apaixonada por doces em geral (tendo açúcar, farinha e manteiga tá valendo), e levo isso muito a sério no meu "gordinha's way of life".
Acontece que para equilibrar a balança (mas não para baixar o meu peso), meu namorado também adooora cozinhar, mas prefere as carnes, costelinhas estilo Outback, coisas salgadas "de homem", em geral (como se eu não entrasse na roda, cof, cof).
Dia desses, ele preparou um jartazinho delícia: frango tailandês, arrozinho branco digno e purê de batatas, nhamm!´
A receita ele pegou da nossa bíblia: o livro de receitas da Dona Benta, e ficou tão bom que rolou um repeteco tempos depois, aí eu aproveitei pra tirar umas fotinhos do preparo.


E gente, esta receitinha é uma delícia! Coisinha simples de Deus, facinha, facinha, dá até pra fazer na república pros amigo (alô unespianos!). Basicamente, pra dar o gostinho "tai", usamos gengibre, leite de coco e cúrcuma. E claro, um frango ou galinha...


Agora vamos à lista completa do ingredientes:
- 500g de peito de frango
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 2 dentes de alho
- 1 pimenta dedo-de-moça pequena
- 1 colher (sopa) de gengibre ralado
- 1 colher (chá) de açúcar mascavo (colocamos um pouquinho a mais para o agridoce ficar mais evidente)
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- 1 colher (sopa) de cúrcuma
- 1 cebola pequena
- 1 xícara (chá) de leite de coco
- 1 xícara (chá) de caldo de frango (usamos caldo de galinha pronto diluído)
- Folhas de coentro e manjeiricão à gosto (não usamos coentro na nossa versão)
- Pimenta do reino à gosto (adoooro moída na hora!).

Modo de preparo:
No processador junte a pimenta dedo-de-moça, o suco do limão, o açúcar, a cúrcuma, a cebola, o alho e o gengibre, formando uma pasta super amarela (cuidado que mancha!). Já deixe preparadinho o frango cortado em tirinhas e temperado com sal e pimenta do reino. Aqueça uma frigideira com óleo e acrescente a mistura de temperos, de modo a reduzir e formar uma pasta.

Acrescente o frango , misture bem e cozinhe por 5 minutos. Regue com o caldo de frango e conte mais uns 10 minutinhos. Então, por último, coloque o leite de coco.
Para servir, salpique as folhinhas de manjeiricão e coentro (se você gostar), adicione mais pimentinha moída caso seja um dos meus, e seja feliz meu amigo!!

You May Also Like

2 Comenta aqui >>

  1. Adorei a receita!!

    ResponderExcluir
  2. Nham! já tive o prazer de esperimentar essa receita e recomendo viu!

    ResponderExcluir

E você, me conta ? Este espaço é para trocarmos ideias ! Se tiver alguma dúvida, deixe um e-mail ou link para que eu possa responder, por favor.