Composição Fotográfica

by - quinta-feira, outubro 06, 2011

Devo ter contado para vocês que eu estou fazendo um curso de composição fotográfica, não contei ?
Trata-se de um curso intermediário de fotografia, que trabalha com os elementos formais de composição: organização do espaço/tempo, linhas, cores, forma, formato, textura, razão áurea, etc, etc. Digo intermediário, porque eu, teoricamente, formada em Cinema que sou, já deveria ter pelo menos os conhecimentos básicos de enquadramento, diafragma e velocidade de obturador, essas coisas. 

Eu tive sim aulas de fotografia, inclusive chegamos a revelar em preto e branco no laboratório da Universidade - fomos uma das últimas turmas a fazer isso ! Só que eu não tinha câmera. Meus colegas também começaram a ter mais pro fim da graduação. No longínquo ano de 2005, quando comecei a estudar, tudo era muito mais caro e raro: as câmeras que filmavam em HD eram CARÍSSIMAS e muito pouco utilizadas ainda, não existia essa profusão de câmeras fotográficas compactas como hoje, quando até a sua priminha de 5 anos já tem sua cybershot cor de rosa. Tive colegas que se tornaram excelentes fotógrafos - vou citar apenas duas, que tem o endereço na web mais fácil, só pra vcs sentirem o drama: Jaqueline Poiati e Gabriela Barreto. E aí que anos depois de formada, trabalhando com produção em outra área, não a que me formei, eu volto a me interessar - de verdade - por fotografia. 

Então mostro pra vcs alguns resultados dos exercícios que venho fazendo para o curso (claro que com alguma ajuda dos nossos queridos filtros online) - e como as coisas melhoram quando a gente treina de verdade, exercita o olhar, e eu acredito muito nisso: "A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!" (Ernst Haas)










You May Also Like

3 Comenta aqui >>

  1. Anna!!!
    Que lindo o blog novo!
    Ainda não tinha visto!!!!
    Adorei!!!

    Suas foto estão lindas!
    Amei os enquadramentos, os ângulos, os flagrantes, o tratamento!

    Arrasou!

    Menina, que mancada não te falar do bar! Não imaginava que fosse perto! Me desculpa?

    Beijo, querida!

    ResponderExcluir
  2. Lindas fotos! O que é esse gato preto em cima do muro? Vou adorar se você der algumas dicas de fotos pra chente. Beijo!

    www.roadtripdanina.com

    ResponderExcluir
  3. O negócio é ter treino mesmo, notei que as minhas fotos melhoram bastante depois que comecei a fotografar mais :)

    ResponderExcluir

E você, me conta ? Este espaço é para trocarmos ideias ! Se tiver alguma dúvida, deixe um e-mail ou link para que eu possa responder, por favor.