Como [tentar] se organizar quando se vive na casa dos outros.

by - quarta-feira, novembro 09, 2011


Eu já contei aqui que me divido hoje em dia entre a minha casa (da minha mãe) e a casa do namorado, mas isso já foi pior: já cheguei a me dividir entre três casas, em duas cidades diferentes, no fim da faculdade, e nenhuma delas era exatamente a minha casa, ou um lugar onde eu tivesse um quarto. Imagino que várias de vocês passem por isso também - com a casa do namorado, por motivo de trabalho ou de estudo em outras cidades, ou apenas viajam bastante, enfim. Essa minha situação está com os dias contados, já que vamos nos mudar pra um cantinho nosso, mas acho que descolei umas boas estratégias de sobrevivência em todo esse tempo de pingue pongue, por isso elaborei um guia de sugestões, claro que não são soluções mágicas, mas coisinhas que me ajudaram a me organizar (eu sei, meu namorado vai chorar de rir quando ler isso, mas eu tento!)



1 - Organização
Quando você está na casa dos outros, sua vida geralmente fica bagunçada, mas tente não bagunçar a vida dos outros. Eu tento - repare bem na escolha da palavra - não espalhar minhas coisas por todo lugar nem deixar rastros da minha passagem: cabelos vermelhos que caem, a mochila quando chego, sapatos, essas coisas. [Aqui é a hora em que o namorado e a amiga Gabi riem. Muito.]
Tente separar as coisas por sacolas ou bolsas (ecobags são benvindas!) - tipo, a sacola da roupa suja, uma bolsinha das coisas que usa mais frequentemente, a necessáire de tudo que você usa pra tomar banho ... Eu tentava ser organizada, mas depois que você tem intimidade com a pessoa, acaba relaxando - não faça como eu, seja uma lady e não relaxe, hehe!

Um pouquinho da minha obsessão por necessaires.

2 - Duplique as nécessaires
Eu carrego muita coisa: além do todo arsenal  básico de peruas em ascensão, pra piorar uso lentes de contato, então preciso carregar no mínimo meus óculos, caxinha de lentes e líquido de limpeza. Carregar tudo isso na bolsa é um martírio, e por muito tempo eu ia às vezes dormir de lente (NÃAAAO) porque não tinha pensado em ter um kit reserva em outros lugares que eu dormia. Hoje em dia, esse é meu kit básico duplicado: sabonete de rosto, adstringente, algodão, hidratante facial, protetor solar, rolinho gelado de olheiras, hidratante de corpo, kit lentes de contato, óculos de grau, silicone, escova de madeira, creme pra pentear, shampoo, condicionador, creme de tratamento pros cabelos, kit unha com esmalte, acetona e palito, remédio pra dor de cabeça, bepantol, além de algum creme ou remédio específico que eu esteja usando. Ufa ! Dá-lhe nécessaire.

Uma das necessaires de sobrevivência no dia-a-dia.

 Kit de sobrevivência de make fora de casa. 

Isso sem contar maquiagem - que não uso muito, por isso fica na minha casa com as minhas irmãs geralmente. Carrego sempre na bolsa rímel, blush, corretivo, balm e um batom vermelho, pra momentos de urgência, mas tenho uma nécessaire mais bem carregada com pincéis, sombra e até base, para ocasiões especiais. 


3 - Planeje o que vai vestir.
Claro que às vezes o clima dá umas lambadas na gente, por isso ás vezes, quando estou pegando coisas no meu armário, chego até mesmo a olhar a previsão do tempo (que muitas vezes não se confirma) pra saber o que pegar. Depois de sair várias vezes com casacos de menino, eu aprendi e deixo sempre um casaquinho e sapatinhos fechados na casa do moço, mesmo que esteja o maior calor. E é bom também deixar combinações mais phynas de urgência - saia e blusa mais bonitinhas, ou vestido, por exemplo. Várias vezes apareceu uma balada/evento fino de última hora e eu me vi de tênis sujo, calça jeans ou saia amassada, a mesma blusinha que bati o dia inteiro e nenhuma maquiagem, em um ambiente cheio de gente arrumada e cheirosa. Sempre tento pensar nas coisinhas que não ocupam muito espaço ou não pesam na sua "mala", mas que te deixam no sufoco se você não as têm em mãos, tipo meia calça, lenço ou cachecol, calcinha ou bíquini,  peças que serão verdadeiros salva vidas se você precisar delas.  E mesmo com todo esse planejamento, várias vezes eu tô me montando pra sair e pensava - mas aaah, eu queria tanto aquela outra saia que ficou no meu armário ! Quando se está na casa de amigas, você até que tem opções, mas se você tem um namorado que só usa calça cargo e camisetas nerds (que ok, já pensei em roubar algumas várias vezes!!!) fica mais díficil.

E mesmo assim, ainda tem dias em que tudo isso dá errado, em que você sente um ódio extremo da provisoriedade das coisas, e chora de raiva por não ter seu cantinho, se irrita por ser nômade, e provavelmente está de TPM.
Nesses momentos de desespero, ainda não desenvolvi técnicas evoluídas de sobrevivência, apenas tento respirar fundo e me convencer que é tudo passageiro e que vai ser muito melhor daqui a pouquinho ;)

Espero que esse meu post-dica-desabafo tenha inspirado algumas de vocês aí também.

Todas as imagens desse post que não são minhas vem do Tumblr, We heart it e Pinterest.

You May Also Like

9 Comenta aqui >>

  1. ufa!
    isso é que é um "prontofalei"!
    essa vida de nômade é fogo, ainda bem q moro perto do Ed...
    mas puxa nao sabia q vc levava tanta coisa na bolsa!!

    ResponderExcluir
  2. ai ai ai adorei. muito gostoso de ler seu texto. e me identifiquei com várias coisas, agora também estou aprendendo a não bagunçar demais a casa do moço! não vejo a hora de acabar com esse vai-e-vem... ;)
    beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Amei, amei e é claro, ri muito. Adoro os seus textos.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Eu tento muito mas muito mesmo ser organizada, mas não consigo. Ainda bem que eu já tenho meu cantinho e posso bagunçar a vontade, mas as dicas são boas, que sirvam de inspiração e alguma alma da desorganização se salve por aí hehehehe
    Beijos
    Tati

    ResponderExcluir
  5. Sou muitooooooo desorganizada!!!
    rsrs
    E acho necessaires lindas, mas morro de preguiça de carregar!
    Acabo só levando quando viajo, umas três, pra dar conta dos meus rebocos!

    Suas fotos tem estado cada dia mais lindas, Ana!
    Seu blog é querido demais!
    =)
    E amei as dicas, claro! Quem sabe aprendo contigo?

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Você sempre foi um hóspede muito organizada. E eu sempre invejei suas mileuma necessaires!
    Vc sempre tinha mais coisas nelas do que eu, que morava lá.
    <3

    ResponderExcluir
  7. ps: aguardo dicas sobre esse tal rolinho para olheiras.

    ResponderExcluir
  8. Anna, você deve imaginar que a virginiana obsessiva aqui nem gosta de sair de casa pra não bagunçar as coisinhas, né? Eu me divido entre duas casas - a minha residência oficial em Porto Alegre, e a casa dos meus pais em Recife. Como eu vou pra Recife nas férias de verão e fico lá por um mês, no mínimo, dá pra carregar todo meu kit de sobrevivência. Beijos!

    ResponderExcluir

E você, me conta ? Este espaço é para trocarmos ideias ! Se tiver alguma dúvida, deixe um e-mail ou link para que eu possa responder, por favor.