Direto da infância: Bolo Cor de Rosa

by - terça-feira, fevereiro 21, 2012

* E não é que voltamos até antes do esperado ? 
Essa terça chuvosa e chatinha de Carnaval rendeu visita das irmãs e o primeiro bolo assado no meu fogão.


Minha mãe é mestre em inventar coisas, improvisar receitas, tanto que quando ela faz alguma coisa muito boa, sempre fala "aproveitem para comer, pois não sei se lembro como fazer de novo!". Uma de suas invenções que ficaram guardadas na minha memória (além de uma história engraçada sobre um pudim de água) eram os bolos com gelatina na receita, que sempre variavam a cor e o sabor dos bolos da nossa lancheira - e faziam o maior sucesso na escolinha ! Lembro que teve um bolo azul uma vez, feito com gelatinha do bocão, que foi o frisson do recreio.

Resolvemos, eu e as minhas irmãs, tentar fazer o tal bolo de gelatina. Lógico que ninguém se lembrava da receita, então acabamos adaptando uma receita de bolo simples adicionando a gelatina de morango. Depois fizemos uma calda com o chocolate em pó sabor alpino, e voilá: bolo quentinho e cor de rosa!


Não tinha forminhas de cupcake em casa (aliás, também não tem liquidificador, não tem tigela pra bater, foi tudo no improviso, hehe) mas quero tentar um dia, e com gelatinas de outros sabores. 

Segue nossa receita adaptada:

2 xícaras de farinha de trigo
2 ovos
1 xícara e meia de açucar
1 xícara de leite
3 colheres de manteiga (na verdade, foi um tolete, não sabemos ao certo)
1 colher de chá de fermento
1 caixinha de gelatina em pó

Junte o açúcar, os ovos e a manteiga (levemente derretida) e misture bem. Depois vá adicionando aos poucos, delicadamente, a farinha e o leite, alternadamente. Por último, adicione todo o pacotinho da gelatina, uma pitadinha de sal e a colher de fermento. Leve ao forno em forma untada por aproximadamente 50 minutos.

"a experiência"

A calda é mais simples ainda: 2 colheres de manteiga ou margarina, 1 xícara de leite e 1 colher de chocolate em pó (usei nescau alpino, que é bem forte). Misture até chegar na consistência de sua preferência.



You May Also Like

2 Comenta aqui >>

E você, me conta ? Este espaço é para trocarmos ideias ! Se tiver alguma dúvida, deixe um e-mail ou link para que eu possa responder, por favor.