Geladeira Motivacional

by - domingo, junho 24, 2012


Sou uma péssima dona de casa. Mas o pior dos meus atributos é o de cozinheira. Tive exemplo bom em casa: minha mãe e irmãs são ótimas, se viram e fazem coisas elaboradas, super gostosas.
Já eu ... meu primeiro experimento na cozinha foi pão queimado, que ok, depois eu até aprendi a fazer, e modéstia à parte, faço o melhor pão frito na manteiga do universo, mas só sei fazer isso. Fritar bife ? Sujo a cozinha inteira e fica duro e ressecado. Arroz ? Ou queimo ou deixo grudento. Sal ? Ou esqueço totalmente ou carrego a mão. Doces elaborados ? Nem pensar, queimo tudo que ponho a mão. Macarrão ? Ok, até vai ... mas não espere que fique bonito. 

E por causa da minha inabilidade doméstica - aliada à minha preguiça - eu me alimento muito mal. Obviamente, isso traz diversos problemas de saúde, e o médico mandou eu tomar vergonha na cara. Por conta do trabalho, eu acabo comendo fora quase a semana toda, mas quando posso almoçar em casa eu fujo feito o diabo foge da cruz. Sei que minha maior inimiga é a preguiça: eu não gosto de cozinhar porque tenho preguiça de ir ao supermercado e de lavar a louça depois, tenho preguiça até de pensar o que quero fazer pra comer (!). Sim gente, que vergonha confessar isso. Mas deixar público é uma boa maneira de tentar tomar vergonha na cara .... E compartilhar com vocês o que estou tentando fazer para mudar pode ajudar outras preguiçosas mal alimentadas como eu. Resolvi tentar criar uma rotina de compras e um cardápio fixo com a regra do três: 3 vegetais, 3 frutas e 3 pratos principais - que na minha terra a gente chama de mistura. Três é um número bom, já que não fico com um milhão de opções - que logo estragam e acabo jogando tudo fora - e dá pra criar boas variações.


E essa é a minha geladeira atualmente! Tentar montar um cardápio está ajudando, mas como eu não sei fazer quase nada de cabeça, as receitas na internet estão ajudando, no momento estou gostando muito do Na Minha Panela: consegui fazer purê e creme de abóbora e hoje vou tentar um frango empanado com biscoito (esse aqui). E as imagens na geladeira também são uma maneira de me incentivar visualmente - tudo veio do cartão postal que recebi de uma amiga, escrito "Make your own damn dinner" - porque será que ela lembrou de mim, hein ? Depois descobri que era um postal da lojinha da Anne Taintor, que faz essas imagens que ilustram o começo do post, cheias de amargor doméstico vintage, como não amar ?


E vocês, são sofridas inabilitadas como eu ? Sei que as que costumam visitar o Creyssa são muito mais prendadas do que eu, dá até vergonha perguntar.

You May Also Like

10 Comenta aqui >>

  1. ahahahahahahahah
    onde estão as amélias? kkkk
    mulher, eu sou desse jeito. mas juro que tentei aprender, só sei esquentar leite e mesmo assim derrama de vez em quando. eu tenho preguiça, mas também não tenho tempo. ainda bem que aqui perto tem uma lugar onde a comida é maravilhosa e saudável. o jantar é que é perigoso. kkk
    amei os cartões na geladeira, to querendo enfeitar a minha.
    eu já perdi foi a vergonha de ser uma dona de casa falhada. kkkk
    meu marido já pensou na gente comprar tudo de plástico porque... xá pra lá. lol

    ResponderExcluir
  2. Eu tento fazer muita coisa, mas nem sempre sou feliz nas minhas tentativas, haha!
    Como aqui em casa tenho que preparar almoço regularmente, às vezes falta inspiração, e ânimo às vezes...
    Ando na fase preguiçosa, de arroz, feijão, e carne. Raramente alguns legumes, ou salada... ai, céus!
    Uma dica: http://www.comerparacrescer.com/receitas/ - esse site tem muita receita voltada para criança, mas te coisas fabulosas, como o molho de tomate... que não dispenso e nunca mais comprei o do mercado, rs.
    Um beijo (e amei as imagens do post, haha!)

    ResponderExcluir
  3. Rá... eu morro de preguiça tb. mas até que faço umas coisas gostosinhas. como sou chata pra comer, tem vezes que eu faço coisas pros outros, sem nem experimentar, acredita? só torcendo pra ter ficado bom...

    ResponderExcluir
  4. adooorei as fotos do post!!!
    eu descobri nesse periodo de ócio forçado em casa que eu sou uma cozinheira cheia! em um mês desempregada já fiz 4 bolos orgânicos, um frango indiano, tortas de legumes, yakissoba... mas o que realmente fica bom é bolo! comida salgada eu faço e só eu como em casa! hahah já os bolos desaparecem em menos de 24 horas!!!!
    gosto muito do gastronomismo.com.br (que é eu vejo mais como inspiração pq eu acho lindo o figurino da isadora e a trilha sonora é perfeita) e o larica total (hahaha que não precisa nem de comentários, é a culinária da verdade!)

    beijos

    ResponderExcluir
  5. que post mais fofo!!! e o que é a participação da Lucy no outro post?? que lindaaaa!!!!

    ResponderExcluir
  6. Annaaaa fiquei um tempão pensando nesse seu post. Afinal sair de casa pra morar sozinha e em outro país, histórias com comidas é o que não falta... Até fiquei pensando que devia ter feito um blog só com as minhas invenções culinárias, com direito a adaptações e etc. Mas a verdade é que eu não tenho muitas dicas, aprendi na marra mesmo. O mais chato é passar um tempão cozinhando pra comer em 10 minutos, mas enfim. Uma ideia pra quando não tem muito tempo é fazer um omelete (com pedaço de presunto e queijo, por exemplo) ou wraps (a massa de tortilha eu compro pronta). E junto uma saladinha básica...
    Ah, adoreie essas imagens vintages da Anne! ;)
    beijão! saudades!!

    ResponderExcluir
  7. Amei o blog! As imagens que usa são muito fofas.
    Confesso que também tenho preguiça, mas até que faço umas coisinhas gostosas! Meu bolo de milho é de babar! rsrs
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Adorei as ilustrações, e principalmente a sua idéia.
    Até que eu me alimento bem, mas quando tiver a minha casa e morar sozinha com certeza irei fazer isso. É uma maneira fácil de se organizar também, e não perder horas pensando no que vai preparar.
    Agora vou dar a idéia pra minha mãe, hehehe!
    :D

    Beijos!


    E aaah, mudei de endereço!

    ResponderExcluir
  9. anna, o que dá preguiça é a falta de tempo mesmo. eu adoro cozinhar e ficar um tempão pensando em tudo, mas to comendo mó mal tbm, porque não dá pra cozinhar/comer bem e arrumar casa, lavar roupa, lavar louça, e trabalhar insanamente (a propósito, to escrevendo isso do trabalho.. rsrsrs)...ou uma coisa ou outra! hahaha
    to apelando pros congelados vegetarianos! encontrei um lugar aqui em sp que entrega umas coisas delicias e tenho até comido um pouco melhor agora... e, qdo dá, faço alguma comidinha que gosto.

    e a dica da laura, do omelete, é muito boa! sempre fica bom e salva a fome! ;)

    beeeijos!

    ResponderExcluir

E você, me conta ? Este espaço é para trocarmos ideias ! Se tiver alguma dúvida, deixe um e-mail ou link para que eu possa responder, por favor.