Minha organização pessoal em 2013

by - segunda-feira, janeiro 28, 2013

Sou daquele tipo de pessoa que se esquece de tudo, que não sabe onde colocou o celular e as chaves, que não consegue lembrar de muita coisa, e que procastina terrivelmente, inventa de tudo antes de concluir as tarefas. Nunca fui diagnosticada com déficit de atenção, ao contrário do Sheldon, "minha mãe nunca me testou", hehe! Mas acredito que sou como a maioria das pessoas mesmo e que um pouquinho de organização + vergonha na cara já resolvem. Desde que me conscientizei da minha condição (cof cof) venho tentando ser mais organizada e descobrir métodos para deixar as coisas menos caóticas. Quero compartilhar como tem sido minha organização  desde que começou 2013. 


Este é basicamente meu arsenal de organização de todo dia. Ando meio seguindo as instruções e métodos que a Thaís sempre posta no Vida Organizada, e depois de dois posts sobre o tal método GTD, resolvi tentar usar este ano. 


Estes são os links dos posts que me convenceram a adotar o método: Dica da leitora - Caderno GTD e Como implementar o GTD sem tecnologia. Fiz inúmeras adaptações, mas pretendo aos poucos ir seguindo religiosamente, pelo menos até entender completamente.


O que eu achei mais bacana no método e que dá pra adaptar para dar os primeiros passinhos, é ter pelo menos um caderno caixa de entrada, onde você anota tudo tudo tudo que chega (no meu caso, é a primeira divisória deste mesmo caderno) e depois você processa esta tarefa e manda pro contexto certo, no caso, pras próximas divisórias. Isto é só uma tradução livre e minha, super simplificada, recomendo ler o conteúdo da Thaís pra quem quiser entender!


Além do caderno, eu também separo as tarefas que precisam ser feitas em dias específicos nesta linda listinha (que baixei no A Pair Of Pears, download indicado pela Nina!). No final da semana, com tudo riscado eu rasgo a lista e jogo fora, e começo a lista da próxima semana, pegando as tarefas do caderno e os compromissos da agenda. O legal aqui é poder ter uma visão semanal das tarefas, e o melhor de tudo é poder rasgar no final da semana!


Além destes rituais de papel, venho tentando seguir este diagrama - fluxograma fófis que achei na net uma vez, imprimi e deixei num lugar que vejo sempre, para tentar focar mais. Uma amiga tinha esta imagem como fundo de tela, achei uma ótima ideia também. Quando sigo estas dicas, meu dia funciona melhor.

Bom, esses são os meus métodos e tentativas furadas em teste ou adaptação. Estou chegando no fim de janeiro e conseguindo cumprir e focar até agora .... E vocês, também estão tentando ou conseguindo ?

You May Also Like

1 Comenta aqui >>

  1. Que inveja... Eu nem tento mais! O sistema de alerta do telefone, embora não tão gracioso, é a única coisa que funciona para mim!!!!!

    ResponderExcluir

E você, me conta ? Este espaço é para trocarmos ideias ! Se tiver alguma dúvida, deixe um e-mail ou link para que eu possa responder, por favor.