(Não) fique ruiva em casa - pergunte-me como ?

by - terça-feira, maio 07, 2013



Por mais que muitas vezes eu odeie ir ao salão de beleza, não dá pra ser autosuficiente capilar. Descobri isso com muita experiência, e muito mais erros que acertos. Além de estudar colorimetria, o que nos ajuda é ter autoconhecimento capilar, tentar saber como nosso cabelo se comporta, e por inteiro, já que o meu, por exemplo, costuma se comportar na raíz de um jeito, nas pontas de outro, e geralmente, o cabeleireiro sabe disso muito melhor do que nós. 

Acho que a maioria das ruivas é parada na rua e as pessoas perguntam qual a cor que usamos, ou como pintamos o cabelo. Nessa minha vida de cabelo vermelho, eu também já parei muita ruiva de farmácia pela rua para poder trocar ideias sobre como ela fez, então achei que seria de utilidade pública reunir alguns questionamentos e dicas que vim juntando, nesses últimos 10 anos de ruivice (oh, sim, 10 anos minha gente). Aliás, faz muito tempo que comecei a rascunhar este post, finalmente tomei vergonha para escrever e fazer as imagens, depois de ver muito post bom sobre o assunto por aí, farei uma lista de links no final.



Como você faz, Anna ?
Compro a tinta e levo para um cabeleireiro passar. Já usei tintas caras e baratas, e todas me fizeram mais ou menos feliz em algum grau: Loreal, Alfaparf, usei durante muito tempo a Kert e tô usando Tue agora, uma marca que tem umas nuances de cobre bem bonitas. Eu gosto de escolher a cor eu mesma, fazer experiências, misturar ruivo mais escuro ou mais claro, já misturei com castanho, com loiro ... Ultimamente, tenho alternado entre um tom mais cereja e outro mais cobre, pois descobri que o que funciona para mim é ter uma base mais escura e fechada, mais pro cereja, com reflexos acobreados. 



Como escolher a tinta?
No meu caso, costumo usar 77.44 Cobre Fogo + 7.66 Louro Médio Vermelho Profundo, e às vezes coloco um pouquinho de intensificador ou vermelho puro (6.0, em algumas marcas). 
Como descobri isso ? Na prática. Quanto maior o primeiro número, mais perto do loiro a cor é, o primeiro e o segundo número se combinam, não é tão simples assim só de olhar na cor da amostra, como me falta conhecimento teórico nesta parte, recomendo fortemente a leitura destes dois posts:

E aí Beleza, sobre numeração
Gostei e agora ?, entenda a numeração

Já sou ruiva e quero manter a cor, posso fazer em casa ?
Eu mesma só passo tonalizante em casa, misturando com máscara hidratante, e é tranquilo, porque é só pra dar um up na cor. Mas nunca retocaria a raiz, por medo de manchar. 

E a sobrancelha ?
Que minha designer de sobrancelha não me leia, mas eu já descolori algumas vezes. Só que o resultado é tão sutil, que achei que o risco de cegueira não compensava, embora eu tenha aprendido uma maneira muito prática neste link aqui, do Pronto, Cortei. Já vi até mesmo a Julia Petit falando que isso é bobagem, que só uma sobrancelha bem feita já dá conta do recado, que a gente tem que usar mesmo o bom senso, também não dá para usar um tom de cobre quase loiro e manter uma sobrancelha pretona. E o que eu acho a coisa mais esquisita é gente que usa a mesma tinta do cabelo, e fica de sobrancelha ruiva, desculpa quem gosta ou usa, mas eu acho estranho - principalmente nos tons mais "fantasia" de ruivo, tipo cereja, cores que não existem naturalmente, então fica muito muito falso. 

Quero ficar ruiva pela primeira vez em casa, como faço ?
Se você for loira natural ou cabelo oxigenado claríssimo por igual, se seu cabelo estiver virgem, e de cor castanho claro ao loiro, ok, talvez você possa arriscar fazer em casa. Nem nestes casos eu acho recomendável, procure sempre o cabeleireiro! A não ser que você seja muito habilidosa ou corajosa, ou então que você realmente não tenha medo do perigo e não ligue para as consequências de como vai ficar.

Quando não fazer em casa, de jeito nenhum ?
Já fiz em casa ? Já.
Mas ou meu cabelo era bem mais curto, ou eu tinha amigas que me ajudavam. E principalmente por razões financeiras. Hoje eu não faria, de jeito nenhum, pela sujeira, porque pode manchar, porque eu não tenho saco.Mas principalmente: se o seu cabelo estiver manchado - tipo raiz natural e pontas de outra cor, ou se você tem algum tipo de química, os resultados podem ser desastrosos e você vai gastar um tempão e muito $ para consertar. Não acho que valha a pena.



Indicação de links ruivos!
Quando a gente acha que entende de um negócio, acha que é só a gente no mundo né ? Mas a internet taí, cheia de ruivas lindas para provar exatamente o contrário, tem 59086797 ruivas bacanas compartilhando suas experiências na rede e eu fico mega feliz toda vez que descubro mais uma! Fora os grupos no Facebook, no tumblr, no pinterest .... Segue uma pequena seleção:

Joyce, do Gostei e agora, tem posts ótimos sobre como ela conseguiu chegar num lindo tom mais acobreado, que combina com a pele dela:
Em busca do ruivo perfeito, em que ela descreve a saga dela, e Cabelos vermelhos, dicas e tons

A Karen, do E aí, beleza, também tem posts ótimos e dicas de como fazer em casa:
Guia das Ruivas e Como pintar o cabelo em casa - se for pra fazer, vamos fazer direito né ?

Gringas Favoritas: A Katie conta neste link do A Beatiful Mess como ela mantém o cabelo dela bonito. E a Savannah confessa nesse vídeo que usa tintura de caixinha, vocês acreditam ?

No Face, descobri o Ruivices, da Babee, que compartilha coisas ruivas! Curte lá.

You May Also Like

5 Comenta aqui >>

  1. Ai que inveja desse cabelo ruivo! ; )

    ResponderExcluir
  2. Nossa, estava eu lendo suas dicas e me deparo com a divulgação da minha página, ruivas são mesmo muito amor ♥

    E eu uso a tinta na sobrancelha HUAHAUHA Mas é só pra dar uma clareada, não fica tão feio!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou ruiva a uns 3 anos e sempre pintei o cabelo em casa. Confesso que da primeira vez que pintei de vermelho não ficou muito bom e tive que cortar uma boa parte do cabelo, pq quando descolori ferrei bem ele, afinal passei 6 anos pintando de preto. Mas na segunda vez que pintei e depois de hidratar bem já se tornou aquele ruivo invejado. Agora é só esperar crescer!! ;)

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu post, Anna! Vou compartilhar, super utilidade para as ruivas e para as que querem ficar ruivas <3 Ia indicar o Ruivices, da Bee, mas você já participa! Boa sorte na divulgação dos posts!! <3

    ResponderExcluir
  5. Ah, já tentei ser ruiva até no salão (e paguei caro) e quando lavei saiu tudo como se fosse tinta guache, fiquei loirinha sem graça :(( O jeito foi assumir e admirar quem consegue!

    ResponderExcluir

E você, me conta ? Este espaço é para trocarmos ideias ! Se tiver alguma dúvida, deixe um e-mail ou link para que eu possa responder, por favor.