Respirando Figurino

by - domingo, junho 09, 2013

Ando pior que a música da Clarice Falcão - só que em vez de cantar sobre uma pessoa só, eu ando monotemática, só pensando, fazendo, falando e respirando figurino. Culpa de um trabalho que peguei e que está 90% terminado (figurino nunca fica pronto, é um eterno processo) e das aulas que estou dando, são duas turmas distribuídas em três noites da semana. Imaginem vocês então, que se não estou dando aula, estou preparando aula ou costurando. Não dá para falar de outra coisa, então vim compartilhar com vocês algumas coisinhas sobre figurino.


1. O Grande Gatsby - Obviamente eu já havia visto imagens e sentido o frisson sobre o filme, sabia sobre a trilha bafo, tinha visto apenas pequenos pedaços da sinopse, mas não sabia muito sobre o enredo e não li o livro. Eu tinha uma amiga que nas eras pré-internet fazia questão de sempre assistir os filmes sem saber absolutamente nada, o que hoje em dia é impossível, ainda mais se tratando de adaptações de livros, mas eu quase fiz como ela e consegui segurar a expectativa. Quer dizer, nem tanto, já que sou super fã de Moulin Rouge e Romeu e Julieta, do Baz Lurmahnn, então eu tinha sim alguma expectativa, mas não me decepcionei. No geral, gostei muito de quase tudo, esperava um pouco mais das cenas das baladas e no final fica meio arrastado, mas o Leo tá ótimo, e até a Carey Mulligan que eu não botava muita fé fez bonito. E o figurino ..... ah, é um bafo só. Dá vontade de cortar o cabelinho e só sair por aí de camisolinha anos 20, haha! Os vestidos da Daysy (Carey Mullingan) todos etéreos, cheios de pedrarias e transparências são lindos de morrer.

Esse post aqui da Botica Urbana fala dos detalhes dos vestidos e das jóias. Corre lá.

 

só não precisava do 3D!

2. Clothes on Film - Estou viciada nesse site, que tem me ajudado imensamente a construir o repertório de imagens das aulas. É viciante e enlouquecedor - num minuto estou pesquisando figurinos baseados na década de 50, quando vejo já abri 45 abas de entrevistas com figurinistas, análises de figurinos de um monte de temas ou filmes que não eram o que eu estava procurando em primeiro lugar. Filmes que nem sequer assisti, às vezes.


Aí em cima, em ordem: Collen Atwood, figurinista de Branca de Neve e o caçador, ao lado de uma das roupas da rainha má, e um croqui de Les Miserables. 

3. Falando na aula de figurino, uma das minhas alunas trouxe esses dias algumas peças da mãe dela, costuradas à mão, nos anos 60. Morri com o vestido de noiva!


peças vintage da mãe da Lúcia.

4. E pra terminar, uma imagem de um trabalho de figurino que estou terminando. Fiz essa ombreira usando um bojo de sutiã (valeu, internet!), coberto com tecido e com as correntes costuradinhas.


Agora é só começar a semana com a trilha do Grande Gatsby na cabeça!

You May Also Like

8 Comenta aqui >>

  1. The Great Gatsby se tornou um dos meus livros favoritos depois de fazer um trabalho sobre ele e eu estou suuuuuper ansiosa para assistir ele amanhã!!!! Por aqui só se fala desse filme, já que ele foi todo filmado aqui em Sydney... Espero que dê para reconhecer alguns lugares!
    Vale a pena assitir a versão com o Robert Redford e a Mia Farrow para comparar a visão anos 70 dos "roaring twenties" com a desse novo filme! O figurino é bem diferente...
    Huuuum! Mal posso esperar!
    E que vestido de noiva liiiindo este da foto!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! Achei seu blog um lindo *-* Adorei suas postagens :)

    Bejo bejo
    www.metadefutil.com

    ResponderExcluir
  3. to doida pra ver esse filme!!! Figurinho lindissimoo!!

    amei o post! =p

    beijinhosss

    ResponderExcluir
  4. Não conheço muito da história, mas o que mais me chamou a atenção pro filme foi a trilha sonora que está divina também, além do figurino! Se eu pudesse escolher uma época para ter nascido, com certeza seria nessa, sei lá, era tudo tão glamouroso :D

    ResponderExcluir
  5. oi querida
    fazia tempo que não vinha aqui, mas adorei as fotos de Poços! tbm vi The Great Gatsby semana passada e me fez lembrar de vc! a arte e o figurino são demais!
    beijão!
    ps: não esqueça de atualizar sua idade na descrição à direita do blog... heheh

    ResponderExcluir
  6. Que blog mais fofo e tudo de bom! Estou acompanhando :) E sobre o Gatsby.. como queria essa época todaaa no meu guarda roupa!
    Beijinhos, Day.

    http://vogueandmode.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá... eu estava pesquisando no google sobre "óculos fundo de garrafa" e cheguei ao seu blog através dessa postagem: http://www.creyssaphyna.com/2012/09/minha-vida-de-oculos.html

    Eu também tenho 10 graus de miopia e sempre usei lentes de contato gelatinosas. Só que agora meu olho começou a rejeitar a lente e tá me dando alergia, não vou poder mais usar. Fiz meus exames pra fazer a cirurgia e tbm não vou poder fazer a cirurgia. aí vc imagina, meu mundo desabou né.
    Quem dera eu ficasse tão bonita de óculos fundo de garrafa igual a você!! rsrs.... mas vou procurar uma armação nesse mesmo estilo e vou tentar me adaptar às lentes rígidas tbm!

    ResponderExcluir
  8. Acho tão incrível esse mundo do figurino...a idéia de criar as roupas e tudo mais de acordo com um tema e personalidade dos personagens, deve ser demais.
    Ainda não assisti o Grand Gatsby, mas já vi que o figurino é maravilhoso...e as jóias?! Quero uma tiara daquela, hahaha!

    O site que citou é bem legal mesmo, heim?

    Beijos! :**

    ResponderExcluir

E você, me conta ? Este espaço é para trocarmos ideias ! Se tiver alguma dúvida, deixe um e-mail ou link para que eu possa responder, por favor.