Feliz Ano Velho

by - domingo, dezembro 29, 2013



2013 foi um ano díficil, obviamente não só para mim, mas o facebook taí pra gente saber da vida alheia, e muitas pessoas queridas, próximas ou não tão próximas, também tiveram um ano esquisito, duro, com a perda de pessoas e processos de amadurecimento à jato em condições quase sempre pouquíssimo agradáveis.

Olho para 2013, com todas as minhas contradições e hipocrisias, todas as complicações e auto-sabotagem a que me obriguei, mas não posso deixar de reconhecer que foi uma interessante jornada de autoconhecimento, um pouquinho surtada demais, mas com conclusões óbvias e fundamentais sobre mim mesma. Por exemplo, que grande parte da minha ansiedade se resume à fazer as coisas para satisfazer outras pessoas, ao invés de de fazê-las para mim ou para pessoas com quem eu realmente me importo. Às vezes me pego querendo viver a vida de outras pessoas, porque me parecem mais bonitas ou pior, mais simples, mais fáceis e agradáveis de serem vividas. E a internet é um terreno bem fértil para alimentar este tipo de coisa. 

Tudo uma questão de mudar o olhar - isto é bonito ou importante porque simplesmente é, ou porque eu preciso que seja para que agrade ou resolva o problema de alguém que não sou eu? Me parece que talvez o pulo do gato seja olhar e agir como criança, com a inocência suficiente para lidar com os riscos de maneira mais tranquila, sem tanta ansiedade. É claro e óbvio que tudo pode dar errado, e geralmente dá, mas e daí ? Nada pode ser tão ruim assim. Perder pessoas queridas é ruim, mas é inevitável e acontece bastante. Tudo é inseguro, estável, desmorona a todo minuto, mas é preciso confiança para juntar os pedaços.

.
Because I will be the picture of of discipline
Never fucking up anything
And I'll be a good defensive driver
And it's funny how I imagined
That I would be that person now 

Lidar com nossas expectativas internas já é dificil, então é preciso despir-se do olhar externo. Quando olho para minhas três metas simples do ano passado e vejo que consegui colocá-las em prática, só penso em colocar como meta para este próximo ano ser "exatamente a pessoa que eu gostaria de ser". Ah, e que eu me divirta mais, por favor. 

Obrigada por tudo e até o ano que vem, queridos. Feliz ano novo. 

You May Also Like

3 Comenta aqui >>

  1. Que não seja difícil alcançarmos exatamente quem queremos ser: nós mesmos. O mundo anda muito falso, com muita sede de efêmera perfeição - e a gente percebe isso só de olhar no Facebook. Que em 2014 sejamos melhores na base da originalidade.
    Bom ano novo pra você. Feliz ano velho também.


    www.cronistaamadora.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Anna, sei bem como é fazer as coisas para tentar agradar os outros e não a si mesmo. Espero que você consiga superar isso e tenha um ano fabuloso! Beijo grande.
    www.saiadecrepom.com.br

    ResponderExcluir
  3. E eu achava que só eu queria viver a vida de outras pessoas, pq elas são mais bonitas, coloridas, legais e cheias de gente...rs Até lendo você escrever isso eu pensei, nossa mas a vida dela parece ser tão mais linda que a minha e talz.. pronto, acho que é tudo coisa da nossa cabeça! O lance é a gente ser quem é e parar de se cobrar tanto, né Anna! Um ano maravilhoso para você!

    ResponderExcluir

E você, me conta ? Este espaço é para trocarmos ideias ! Se tiver alguma dúvida, deixe um e-mail ou link para que eu possa responder, por favor.