Aprender a costurar: Curso do SESI

by - domingo, janeiro 26, 2014



Alá pessoal, demorou mas saiu, meu post sobre o método e o curso de Corte e Costura do SESI. Pensei um post em forma de pergunta e resposta pra ficar mais didático, quase gravei um vídeo, mas fiquei com vergonha. Então se tiverem dúvidas, é só deixar nos comentários. Pensei em explicar meio passo a passo como fazer para se inscrever e como funciona o curso. Fiz a oitava série no SESI e sempre adorei esta instituição (embora ninguém esteja me pagando pra dizer isso, hehe), então fiz o post com o maior prazer.

Elaborei estas dicas pensando em pessoas como eu, que não sabiam muito pouco ou quase NADA sobre como usar a máquina ou cortar modelagens. Se você já tem algum conhecimento, as dicas também valem, mas você já pode pegar os cursos especiais ou avançados do SESI e pode ignorar as dicas mais básicas.

1. Como fico sabendo dos cursos ?

Tem SESI na sua cidade ? Se você não sabe, consulte no site do SESI - Serviço Social da Indústria. Geralmente as unidades do SESI ficam em regiões um pouco mais afastadas do centro, já que a ideia é atender aos trabalhadores da indústria. Você pode ligar na Secretaria deles, mas eles provavelmente vão te indicar que você vá até a unidade, onde você pega o folheto com os cursos, datas e valores. Larga de preguiça e vai até lá, assim você já fica conhecendo o caminho e decide se vale a pena ou se é muito longe ou fora de mão para você. 

2. Como me inscrevo ?

Bom, podem até te dizer por telefone quais os cursos e condições, mas a inscrição tem que ser feita no local, não tem jeito. Da primeira vez, você precisa levar RG, CPF e COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA. Leve também sua CARTEIRA DE TRABALHO que eles te dizem na hora qual é o seu "status", se você é trabalhadora da indústria ou dependente, é um preço, se não é, é um pouco mais caro, mas em geral os cursos são MUITO BARATOS, vale muito a pena. Eles vão te fazer uma carteirinha que é bom você levar sempre junto nas aulas, na hora que for preencher a lista de presença. As inscrições abrem sempre no final do mês para o mês seguinte, então esta é uma semana para procurar se inscrever para fevereiro, se você quiser começar em março deve procurar no final de fevereiro, e assim por diante. Se a unidade for muito badalada, as vagas se esgotam rapidinho.

3. Como funcionam as aulas ? 

Eu fiz cursos em 2 cidades (Campinas e São Carlos) e era bem parecido o esquema, mas pode variar bastante na sua cidade. O que não muda é que os cursos são mensais, e funcionam por módulos, iniciantes a avançados. O que pode variar bastante são quais os cursos estão sendo oferecidos naquele mês, no "seu" SESI. Aqui em Campinas, a professora nos indicou uma ordem de aulas pra quem está começando agora e não manja NADA de costura: primeiro, o curso de manejo de máquina, onde você aprende todos os pontos e como usar exatamente a máquina. Depois, avental de acabamentos. Depois, você pode se jogar nas peças simples iniciantes, como saia e blusa, bolsa, avental, customização, saia longa, coisas mais simples. Os avançados são coisas como blazer, vestido e calça. O oferecimento dos cursos pode - e vai - variar de uma unidade pra outra, existe um padrão, mas depende de cada unidade, da professora, do público que frequenta, etc.



Eu fiz numa ordem meio torta - primeiro peguei peças simples, como saia, mas apanhava um pouco da máquina. Aí peguei camisete, que é super complicado e não dei conta, fui terminar a peça duas aulas depois. Finalmente bateu de eu poder pegar o curso de manejo de máquina, e aí minha vida mudou, consegui acompanhar as aulas muito melhor. Depois não consegui pegar avental por causa do horário, aí fiz saia de novo e gostei muito mais da segunda vez. Pretendo continuar nos iniciantes até sentir mais firmeza.

4. Eu preciso ter máquina de costura ?

No SESI tem as máquinas, então você não precisa da desculpa "ai, não tenho máquina". Se você for boa aluna, dá pra resolver tudo em classe mesmo, e muitas vezes sua tarefa é a mão mesmo, como alinhavar. Lógico que vai dar vontade de fazer coisas em casa, e é bem melhor e você pode aproveitar para treinar, mas tem várias coisas que você pode fazer à mão, como treinar riscar a modelagem em papel manilha (várias vezes! até entender de verdade!), alinhavos e acabamentos de manga e barra, por exemplo.

E aí você pode decidir melhor qual máquina e de marca quer comprar, porque vai poder discutir com as outras alunas e com a professora, e suas opiniões vão mudar. Eu, por exemplo, só queria saber da Singer. As duas máquinas em que pratico, nenhuma das duas minha (minha mãe e minha sogra me emprestam quando preciso) são Singer, mas todas as do SESI eram Janome, que é digital e um pouco mais intuitiva, mais fácil pra quem não está muito acostumada, além de fazer várias coisas de maneira automática e ter várias opções de ponto, então hoje em dia eu compraria a Janome.


5. Quais são os materiais ?

Paciência, paciência, paciência! Já disse paciência ? Hehehe. Quando você se inscreve, vão te entregar uma lista de materiais que pode variar de curso para curso ou unidade, mas é o básico de costura. Tem coisas que você não vai usar tão cedo, mas o que acho essencial são os seguintes: papel manilha (bastante, pois você pode errar bastante no começo), lápis, borracha, caderno, fita métrica, régua (de 60 cm - nem todo mundo tem), tesouras boas, descosturador, agulhas de mão e de máquina, bobinas plásticas, alfinetes, giz para riscar, carbono. O SESI te dá as placas - usadas para o traçado. 



6. E os tecidos ?

Nada de sair comprando pano feito maluca. O ideal é que as primeiras peças não sejam feitas naquele algodão liiiindo com estampa fofa que você pagou 18,90 o metro. Comece com oxford e outros tecidos mais simples, que você não vai ter tanto dó se estragar. Comece simples! Treine muito! Ouse daqui a pouco. Geralmente nas aulas mais básicas, primeiro a professora ensina a traçar e indica na primeira aula qual o melhor tecido naquele caso, então confirme antes com a professora. Se for uma aula mais simples, vem indicado na lista de material qual será o tecido necessário. No começo, é legal usar panos mais firmes e menos finos, como algodão, oxford, etc. Nada de começar com malha ou cetim, por exemplo!



Bom, acho que por enquanto as ficas são essas. Por favor, deixem nos comentários caso tenham alguma dúvida ou sugestão! Concluindo, indico muito fazer o curso do SESI ! Alguém aí já fez ? Bora compartilhar.
Espero que tenham gostado do post. 

You May Also Like

4 Comenta aqui >>

  1. Já fiz curso de costura uma vez, mas não foi no SESI. Quero muito voltar a fazer, até porque não consegui concluir, o curso era meio precário (e olha que era numa loja que vende e conserta máquinas). Ah! Paciência é essencial mesmo! Eu sou ansiosa, aí já sabe né?


    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber sobre o curso! Tenho muita vontade de fazer.. mas não agora, deixa o filhote crescer mais um pouco..rs Você explicou super bem e me deu muita vontade de fazer! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gente, comecei a ler seu post e até me bateu uma saudades dos tempos dos meu técnico em estilismo, vestuário e da faculdade de moda que não terminei. Resultado? Virei blogueira e artesã HASUHSUAS. Nunca pensei que um dia iria sentir saudades das aulas horrorosas de modelagem #eca

    ótimo post, acredito que vai ajudar quem quer fazer cursos de costura.

    Beijinhos, Helana ♥

    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
  4. Oi Helana, que bom que gostou do post =)
    Eu adoraria fazer um técnico em estilismo e vestuário!

    ResponderExcluir

E você, me conta ? Este espaço é para trocarmos ideias ! Se tiver alguma dúvida, deixe um e-mail ou link para que eu possa responder, por favor.