3 ideias sobre o meu guarda roupa e as estações do ano.

by - segunda-feira, maio 26, 2014


Não sei com vocês, mas pra mim funciona mais ou menos assim: eu passo pelos meses de calor rezando para o frio chegar, porque "aí sim, terei o que usar". E quando chegam os meses menos quentes - de maio até mais ou menos setembro - eu caio na real que meia calça não resolve qualquer coisa, e entro numa angústia sem fim de tentar investir em (boas) peças mais pesadas, como casacos e botas. E isso dá a ilusão que o guarda-roupa está bem resolvido. Só que o calor volta rapidinho, e de novo estamos no ciclo vicioso do "eu não tenho o que vestir". Nosso ano é composto muito mais de meia estação, justamente as peças em que menos invisto.

Com o orçamento sempre apertado, como resolver esta equação e priorizar o que de verdade vai resolver a nossa vida ? Quero dividir algumas ideias / observações que venho tentando colocar em prática nos últimos tempos.

1) Brincar com as paletas de cor!

Muita coisa colabora pra gente pensar que as cores mais fechadas são de inverno e as mais abertas são de verão: a própria natureza dessas cores e sua relação com as cores das estações, as semanas de moda e tendências, nosso humor quando está quente ou frio ... Por exemplo, no meu guarda roupa, os vestidos se organizam mais ou menos assim:



Por coincidência, no meu caso os vestidos mais escuros são também feitos de tecidos mais pesados e mais quentinhos, então acabo usando eles mais no outono e inverno mesmo. Mas não precisa ser assim! Para ilustrar um pouco das brincadeiras possíveis de cor quente e aberta x clima frio ou cor fria ou fechada x clima quente, eu invoco .... "as gringa do Pinterest" !!!



2) Manter sua lista de prioridades atualizada

Ter uma listinha de prioridades por estação pra mim é uma regra de ouro! Não que eu seja a pessoa mais organizada do mundo com orçamentos, mas gosto de ter uma média por mês, todos os meses do ano; que em relação à minha renda (variável, de pessoa vida loka que vive de pouco fixo e mais de freela), é uma porcentagem pequena.

Eu sei que por ano, ganho mais ou menos X. Cada mês, eu posso gastar até y % desse X. Como já gastei indo viajar e consegui investir em minhas prioridades mais pesadas - botas, blazer e jaqueta de couro - no inverno passado, meu valor disponível por mês tá bem baixinho. E minhas prioridades também estão mais baratinhas: estou precisando de tops - blusas e camisas, uma nova saia escura e se rolar, um jeans colorido, mas já é meio luxo. Também tem uma prioridade de cor, pela foto do meu guarda-roupa, deu pra ver que já tem rosa porquinho até demais! Ando com muita vontade de ter mais azul marinho, azul petróleo e turquesa. Para ilustrar essa dica, minha wishlist de inverno tá mais ou menos assim:


Se sabemos o que precisamos e o quanto isto pesa dentro do nosso orçamento, teoricamente fica mais difícil fazer besteiras, mesmo em época de liquidação. Não vou mentir, sou taurina e tem dias que eu acordo com sangue no zóio achando que a única coisa que vai me fazer feliz é comprar, só que a coisa anda tão dura que só dá pra esbanjar mesmo no Brechó - e esbanjar eu digo gastar uns bons 30 reais #annamuquirana. 

3) Separe suas inspirações de frio x inspirações de calor

A terceira ideia pode parecer bobinha, mas ajuda bastante. Lá no Pinterest, tenho um board pra frio - Winter is coming - e outro pra calorão danado e roupa de praia - California Dreaming. Foi muito difícil separar o que era calor, porque a maioria dos nossos feeds é gringa, e muito dos looks que gostamos é meia estação, e estes acabei deixando em um board mais geral - Ideias pra Vestir, que na verdade tem mais a ver com o "meu estilo" ou aquilo que eu acho que deve ou pode ser meu estilo um dia (leia-se: quando eu tiver $$$).

E vocês, como equilibram armário / orçamento / estações do ano ?

You May Also Like

3 Comenta aqui >>

  1. Queria fazer uma lista assim e parar de comprar coisas lindas... desde que vim morar sozinha meu foco mudou... tenho que pagar aluguel (ai que dor!) e mobiliar a casa! então minha lista de prioridade surge da necessidade mesmo... por exemplo na mnha enxuta wishlist de inverno tem: uma legging de neoprene e meia calça fio 60 e 80 ... só!!! porque? porque eu tenho roupa demais!!! hahahahaha
    Mas pensando em utilizar roupas de inverno e verão... gosto muito de investir em vestidos mais curtos no verão pois sei que assim eles serão ideiais para usar com meia calça no inverno (ou meia estação)... um exemplo: vestido curto florido: uso com rasteira no verão; na meia estação uso ele com meia calça 40 ou 60 e um cardigan e no inverno uso com meia calça 80 ou 100 (ou as 2 juntos) e um casaco mais pesado!!! com isso tento fazer a roupa render mais... só tenho dificuldade em usar meus vestidos de comprimento médio no inverno, pois acho que não orna com meia (mas no inverno do ano passado abusei da saia longa usada com meia calça e legging por baixo, bota e casaco de couro!)
    Não me ligo muito nas cores para o inverno... mas sempre me inclino para o marrom e o preto!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Acho que a lista de prioridades de compra é uma das coisas mais mágicas já pensadas, hahah! Me ajudou muito a focar nas compras que eu realmente preciso fazer e a conquistar um armário que tenha mais o meu estilo, e não fique tão genérico. :)

    ResponderExcluir

E você, me conta ? Este espaço é para trocarmos ideias ! Se tiver alguma dúvida, deixe um e-mail ou link para que eu possa responder, por favor.