as brechozeira pira

by - segunda-feira, junho 30, 2014




Video via meu broder da firma, o incrível Bruno Cardoso

Este post começou como uma vontade de compartilhar links e ideias que refletem meu amor por brechós: este vídeo acima e mais um ótimo post da Ju / Tem no Meu Quintal sobre seus achados em brechós no Rio de Janeiro: Uma segunda chance para as roupas de brechó. Eu sempre quis publicar uma saga sobre os brechós da minha cidade, mas meus achados são muito mais de figurino do que de moda real, como os da Ju. O blog dela também um tem um Guia para ser feliz no Brechó com dicas fofas e simpáticas que eu assino embaixo. 

Esta semana mesmo estava procurando peças para um figurino e fiz uma passada geral pelos brechós aqui na região da antiga rodoviária de Campinas, no Centro, e me deparei com vários que eu já frequentava com muitas peças legais, todos limpinhos e mais bem organizados. Mesmo os bazares beneficentes que costumo frequentar, como os de igrejas, do Bom Pastor (o que é itinerante no Terminal de Barão Geraldo), da Sobrapar e Ceak (Allan Kardec), estão cada dia ais organizados e cheios de gente, com alta rotatividade de peças. Várias vezes eu dormi no ponto e não comprei algo que tinha gostado, e quando voltava buscar, às vezes no dia seguinte mesmo, já havia sido comprado. Não sei se é o aperto econômico geral ou o despertar de uma consciência sustentável coletiva, mas pela minha observação dos fatos, SIM, as pessoas estão comprando cada vez mais em brechós, sem medo e sem vergonha.


Meus achados favoritos dos últimos tempos são estes vestidos e casaquinhos que arrematei num dia de sorte, em que cheguei no Terminal de Barão Geraldo com tempo para perder meu ônibus e ter mais minutinhos garimpando, com o seguinte saldo: cardigan azul, vestido estampado lindo feito à mão (sério - não tem uma costura à máquina), uma pena que não me serviu; e vestido vintage dos anos 80, da época que a C&A usava tecidos que não ficavam com bolinhas só de olhar. 

Mas minha peça garimpada em brechó favorita de todos os tempos é esta batinha vermelha e branca, que na verdade era um vestido que cortei e fiz a barra. Foi feito por alguma costureira e também tem detalhes à mão, além do charme dos botõezinhos, da parte branca ser de laise, enfim, acho muito bonequinha. 

E vocês, compram bastante em brechó, como que é na sua cidade ? Deixem indicações nos comentários!
Alô interior paulista, vocês gostariam de ver aqui no Creyssa uma saga de brechós como os da Ju, ou conhecem algum blog que já fez isso ? 

You May Also Like

6 Comenta aqui >>

  1. Infelizmente a minha cidade não tem cultura de brechó. Amo demais e compraria com gosto. Sempre que visito São Paulo eu faço isso.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Estou começando a me aventurar nessa vida de brechó onde eu moro tem váááários, mas as vezes (quase sempre) morro de preguiça de entrar!!!! E olha só que coincidência hoje eu e uma amiga aqui do trabalho encontramos um brechó maravilhoso com peças lindas e preços "amigos" (de 20 a 200 dilmas) em plena praça da Sé (que antes só tinha aqueles brechós com roupas com marca de tiro saca?! hahahaha) Brechó é exercício e prática! Vou ver se começo a exercitar mais!!!

    ResponderExcluir
  3. Essa música e esse vídeo são maravilhosoosss!!

    ResponderExcluir
  4. Belos achados. A Ju é a rainha dos brechós e ela roda pela cidade inteira. Eu tenho mais dificuldade de ir nesses lugares todos. Adoraria, no entanto.

    ResponderExcluir
  5. ah, brechó é vida! eu só tenho comprado em brechó e na China nos ultimos meses, e super indico a todos. Além do preço, é uma delícia encontrar peças que você nunca mais vai ver vendendo por aí e talvez que ninguém mais tenha. é amor demais! e adorei vc ter criado um bazar, Anna. to organizando aqui o meu já também, hehe :)
    faz uma saga sim, te garanto que os moradores de Campinas irão adorar! é utilidade pública!
    um beijo,

    Tá Tudo Caro

    ResponderExcluir
  6. Brechó é vida! Pela graça do Divino, minha mãe é sócia de um brechó com a amiga dela. Me benefício muito disso, é claro! (hahaha) Pra falar a verdade, a única peça que não compro em brechó ultimamente é calça, o resto é tudo de brechó mesmo. Ninguém acredita quando eu falo! rs

    ResponderExcluir

E você, me conta ? Este espaço é para trocarmos ideias ! Se tiver alguma dúvida, deixe um e-mail ou link para que eu possa responder, por favor.