[Receita] O bolinho de chocolate + cerveja da Emília

by - quarta-feira, setembro 24, 2014

Conforme prometido, minha irmã vai dividir conosco a receita dos bolinhos / cupcakes de cerveja com chocolate, os que ela fez para o Bazar da Creyssa. Em um passado não muito distante, Emília costumava colaborar mais com o Creyssa com suas receitinhas bem bacanas, já que ela é a irmã prendada e dona de uma vasta coleção de utensílios de cozinha. Se vocês gostarem deste post, encham o saco nos comentários para que ela tome vergonha na cara e volte a ser uma colaboradora regular no blog, hehehe. E agora, nas palavras dela, com vocês, o "tal do bolinho com cerveja e bacon" \0/ 


A ideia era apresentar um cupcake “estúpido”. Explico: queria fazer um bolinho que fosse divertido, um cupcake politicamente incorreto, daí a cerveja e o bacon. Fora que a combinação me pareceu nhammm. 

Junto ao bolinho de cerveja eu levaria pro bazar uns bolinhos de maçã com açúcar mascavo, mais tradicionais, uma receita minha que sempre deu certo. Massss, os muffins de maçã explodiram no forno, ficaram feios pra chuchu e não deu pra vende-los (por engano coloquei fermento demais na massa).

Resumindo, levamos apenas os bolinhos de cerveja pra feira, e sem o enfeite de bacon, porque eu fiquei medrosa com receio de que o bolinho não fosse aceito, coitado... (nota da Anna: entretanto, existem boatos que havia um contrabando secreto de bacons .... hahaha)

Posso dizer que a cerveja escura combinou muito bem com o cacau da massa, fica de fundo, tipo uma especiaria, mas definitivamente não é um cupcake comum, não fica muito doce. É um bolinho crescidinho, para adultos, hehe.

A receita da massa foi levemente adaptada daqui, apenas acrescentei cerca de 1 colher de chá de canela e ½ colher de chá de cravo moído. Tem tudo explicadinho lindamente no link da Escola de Bolo, inclusive como fazer o bacon caramelizado da decoração.

A receita da cobertura veio de um vídeo da Chris Hedlund, que eu adaptei reduzindo a quantidade em 1/3 e colocando uma redução de cerveja tipo larger para saborizar. Como não tem uma versão por escrita da receita, aqui vai:

Buttercream de merengue de cerveja e maple
120g de claras de ovos
187g de açúcar refinado
302g de manteiga sem sal

Reduzido de cerveja:
Meia lata de cerveja tipo larger e duas colheres de sopa de maple syrup (o maple é opcional, também fica bom só com a cerveja, e você pode substituir por um pouco de açúcar mascavo ou mel). 

É só levar ao fogo todos os ingredientes, mexendo para não queimar até que reste um xarope espesso, bem concentrado. Reserve.

Modo de preparo da cobertura: misture as claras com o açúcar e leve ao banho-maria, em fogo bem baixinho, mexendo sempre até que o açúcar se dissolva, SEM FERVER, até alcançar a temperatura de +-70 graus Celsius – essa parte é a mais chatinha, recomendo ver o vídeo da Chris que explica tudo. Feito isso bata na batedeira as claras até conseguir picos altos e fofos (aqui está um belo merengue suíço!). Acrescente aos poucos a manteiga em temperatura ambiente até incorporar. Continue batendo “toda a vida”, até que fique fofinho e firme. Ao final, acrescente o reduzido de cerveja (já frio) só para misturar. Essa quantidade de cobertura deu para cobrir 12 cupcakes grandes e 9 pequeninos.
  



Gostei da definição de uma de nossas simpáticas compradoras, que definiu o cupcake como bolinho de cerveja amanteigada do Harry Poter = )

Dito isso, acho que cumpri a tarefa do bolinho divertido, e quem sabe da próxima eu crio coragem me arrisco no bacon.


You May Also Like

3 Comenta aqui >>

  1. geeeeeeeeeeeeeeeeeente, morri!
    já conheço doces que levam cerveja preta que ficam bem gostoso (aliás, cerveja preta cai bem com tudo), mas o bacon foi novidade pra mim ahahaha eu amo bacon, bacon é saúde e vida pra mim, mas torci o nariz, não sei se combinaria, só experimentando mesmo ahaha
    mas muito legan Anna, e ficou lindo!

    ResponderExcluir
  2. Olha, o bolinho mesmo ficou beeeeem bom, mas só um amigo nosso que viciou nos bacons, as outras pessoas foram de versão normal mesmo, hehe

    ResponderExcluir

E você, me conta ? Este espaço é para trocarmos ideias ! Se tiver alguma dúvida, deixe um e-mail ou link para que eu possa responder, por favor.