Correio Elegante

by - quinta-feira, janeiro 22, 2015

Eu adoro mandar e receber cartas. O povo do correio já deve revirar os olhos quando me vê chegando cheia das cartinhas "diferenciadas", mesmo que seja apenas um envelope colorido. Vocês colecionavam papel de carta ? Ficam loucas com o Happy Mail das meninas do A Beautiful Mess ? Eu fico. Amo a ideia de enviar alguma coisa com amor para outras pessoas, gosto de tudo relacionado ao universo das cartas, não só seu conteúdo ou que vem dentro, mas também envelopes, carimbos de selos, o amassado da viagem, o caminho percorrido.


Comentei aqui que fiz uma oficina sobre Arte Postal com um artista plástico chamado João Bosco, na Oficina Cultural Regional aqui de Campinas. Nossa tarefa era produzir pelo menos um exemplar - tanto o envelope quanto um cartão 10 x 15, e eu acabei me empolgando e querendo fazer cartões de boas festas pra todo mundo, inspirada pela oficina. Obviamente não dei conta, acabei mandando pra menos gente e postando só em janeiro de 2015, mas tudo bem - a ideia é continuar treinando e produzindo, tem até projeto no forninho.





Foi muito legal experimentar diversos materiais. Fizemos carimbos com borrachas, que deveriam ser meio que nossa marca registrada, então eu fiz um botão e um aviãozinho - oh, que original - dois desenhos que tenho tatuados. É lógico que meus exercícios foram contaminados pela minha obsessão floral, e o meu trabalho final tinha flores no verso:




Na oficina, João nos explicou que para fazer arte postal você pode participar de convocatórias que são abertas publicamente (por exemplo, pela redeArtePostal), e você envia para o endereço da curadoria sua arte dentro do tema / formato / prazo especificado. Um dos novos artistas que só descobri por causa da oficina foi a Ana Marta Austin, artista brasileira com trabalhos bem bacanas, que também publica convocatórias em seu blog.



Se você quiser tentar em casa, aqui tem um molde simples de envelope para imprimir, ou então dá para desmontar um envelope e fazer um molde a partir dele. Lá no meu board do pinterest tem um monte de inspiração:

Follow Anna Kuhl - Creyssa Phyna's board [arte postal] Send me some love on Pinterest.

Este post já tava agendado e eis que justo hoje chega meu kit Happy Mail do A Beautiful Mess, pelo qual eu estava ansiosa desde dezembro ♥♥♥♥ Depois faço post sobre ele !

***Dando gritinhos e pulinhos aqui em casa*** 

You May Also Like

2 Comenta aqui >>

  1. eu também colecionava papel de carta! Mas nunca usava por dó mesmo de escrever em coisas tão bonitinhas haha Adorei os envelopes, tudo muito criativo!

    ResponderExcluir
  2. Ahh, tinha meus papeis de cartas e só os colecionava com pena de usá-los rsrs Adorei essa oficina de criação!

    ResponderExcluir

E você, me conta ? Este espaço é para trocarmos ideias ! Se tiver alguma dúvida, deixe um e-mail ou link para que eu possa responder, por favor.