7 dicas para quem está começando [Meme Rotaroots]

by - terça-feira, março 24, 2015

Em fevereiro em não consegui fazer nenhum tema do Rotaroots, mas com o aniversário de 5 anos do Creyssa, achei que era minha obrigação responder este meme para quem está começando - mesmo que eu não seja um xuxesso de blog e na verdade tenha mais erros do que acertos para compartilhar. 
Aliás ... fiquei muito supresa e feliz com os resultados da pesquisa do blog ! E me arrependi de não ter dado a opção de se identificar, para quem quisesse (embora alguns queridos se acusaram, hehe) porque minha vontade era dar um abraço e fazer um bolo de fubá com goiabada para cada um que respondeu!! Se você ainda não respondeu, corre aqui e responde, pufavô =)


dicas de uma blogueira perfeita organizada e de sucesso, SÓ QUE NÃO

Quando eu comecei, não tinha muita noção de para onde eu iria com o blog, mas hoje sou feliz com o propósito dele: compartilhar lindezas do meu dia a dia, e quem sabe, ajudar alguém a aprender ou se interessar por algum assunto novo. Então vamos às 7 dicas!!

1) Responda, comente, interaja, responda - sempre sempre sempre.
Essa eu acho que é a dica de ouro, embora eu mesma não consiga sempre comentar o quanto eu gostaria nos blogs que me visitam ou que eu admiro (alô pesquisa, um beijo pra quem deixou este comentário, é verdade, eu não consigo comentar sempre, mas é falta de tempo e organização, não de amor!!!). Cada comentário é um sinal de carinho com o que escrevemos e estamos compartilhando. Eu sempre gostei muito de comentar nos blogs que visitava - e por coincidência, os que sigo até hoje são os blogs com quem rolou interação, que eu tive resposta algum dia, e aí virei fã incondicional destas pessoas queridas que se importam com o que o outro está falando ♥

Não seja o Finn dos comentários de blog !!!!

2) Não tente estar em todos os lugares
Sempre vejo as blogueiras gringas falando isso. Não dá para ser super ativa na fan page do Facebook, no seu twitter, no Pinterest, no youtube, e agora no snapchat, ahhhhhhh socorro! Ah não ser que o seu foco seja profissionalizar o blog e viver disso - e aí sim, haja investimento de tempo, e você tem mesmo que estar no máximo de lugares possíveis. Mas sempre com coerência! Esteja onde o seu coração quiser - se você adora a interação do facebook, então invista seu tempo respondendo e interagindo em sua fan page. Se sua rede preferida é o instagram, invista seu tempo produzindo conteúdo incrível por lá! A não ser que você tenha uma boa equipe, ou uma grande organização e conhecimento de aplicativos que te ajudam a administrar tudo isso, não tente estar em todos os lugares sociais virtuais, mas onde você estiver, faça um bom trabalho.

3) Aprenda sempre, nunca pare de estudar !!!
Eu adoro ver vídeos e ler sobre a indústria criativa dos blogs, não só os do meu nicho (que é pessoal-coisinha fofa, hahaha), mas também sobre tecnologia e design, no geral. Separei minhas dicas favoritas para estudar neste post aqui - 5 dicas para blogar mais e melhor. Eu, no momento, estou aprendendo CSS com um curso online gringo, da Katrina - Pugly Pixel, que já é antiguinho, antes era pago e ela abriu free - mas ela deixa em aberto se você quiser contribuir voluntariamente, coisa que pretendo fazer, porque o curso é de muita qualidade ♥♥♥ Send some treats to Katrina, she deserves it! Outra bibliografia recomendada, também em inglês, é este post aqui da Elsie - A Beautifull Mess.

4) Blogger ou Wordpress, defina seu time o quanto antes
O curso que comentei de CSS é voltado para quem usa o Blogger, que é meu caso - #TeamBloggerForever, hehehe, mas se você está começando, vale a pena pesquisar e aprender um pouco mais sobre a querela Blogger X Wordpress. Eu não entendo absolutamente NADA de wordpress, mas sei que ele é mais completo e complexo, e se você tem intenções de se aprofundar em habilidades de programação, ou vai contratar alguém pra isso, vá de wordpress. 

5) Escreva com seu coração
Muitas vezes eu tenho alguma ideia de post, chego a abrir o rascunho, mas aquele post nunca vinga, não consigo terminar, porque não parece natural dividir aquilo. Engraçado que quase tudo que a gente gosta acaba virando vontade de escrever ou fotografar, transformar em post, mas nem tudo é coerente como post. Se você está pensando em abrir um blog agora, provavelmente você tem algum tema / assunto do coração sobre o qual queira falar, então a minha dica aqui é: escreva com o coração, sobre tudo aquilo que você é apaixonado.


6) Esqueça o mito da originalidade
No mundo dos blogs, muita gente estará falando sobre a mesma coisa - você provavelmente se deu conta disso. Muita gente está fazendo a mesma coisa que você, e isso gera angústia. Vou dar um exemplo beeeeeem básico: ruivice. Quantas blogueiras que você acompanha são ou ficaram ruivas nos últimos tempos ? Ou então, para não ter pra onde fugir, quantas blogueiras ruivas estão enjoando do ruivo e mudaram para um cabelo colorido nos últimos tempos ? Me encaixo nas duas categorias, o que vou fazer, não falar sobre cabelo, ou então sentar e chorar, hehehe ?? Quando na verdade essa é uma ótima oportunidade de troca sobre um assunto que eu adoro?
Esqueça o "ah, mas eu pensei primeiro", isso não existe, é uma grande bobagem. Faça do seu jeito, ache o seu público, sua voz, e o seu jeito será o favorito de muita gente, tenho certeza. 
Esquecer a originalidade não significa que copiar está perdoado, ok ? Aqui um post interessante sobre o assunto!)

7) Quebre as regras!
Quebre tudo e faça do seu jeito! Você pode ler um monte de conselhos ou então tentar seguir fórmulas de sucesso que pipocam por aí. Está tudo bem fazer coisas diferentes do que está estabelecido como certo, se isso for uma decisão pessoal sua - esta dica eu li aqui - post gringo para quem está começando - e não poderia concordar mais. A gente acaba sempre super influenciado pelo que vemos o tempo todo, é muito díficil pensar fora da caixinha à vezes. Por exemplo, é muito díficil eu ver sites ou blogs com fundo preto, parece que de repente tudo ficou clean, branco, com fontes elegantes manuscritas e um toque de dourado (acho linda e de bom gosto esta combinação, exatamente como eu tinha planejado meu novo layout do Creyssa, hahahaha). Mas um dos sites que vejo quase todo dia é justamente uma exceção, de fundo preto, o YouPix


Estas são as minhas humildes dicas, vindas de um bloguinho modesto, mas de coração ♥
Você tem ou está pensando em abrir um blog ? Conta pra gente nos comentários!

Este post é um MEME - um oferecimento Rotaroots, participe do grupo e contribua você também =)

You May Also Like

0 Comenta aqui >>