Páscoa: Pêssankas

by - sábado, abril 04, 2015

Não costumo comprar ovo de páscoa por aqui (fora o do Star Wars, que compramos pela caneca, hahaha), não sigo muito uma tradição exata, mas gosto da ideia de renovação - tanto espiritual quanto simbólica. Por isso quis reeditar este post feito pela minha irmã confeiteira Maria Emília, de algum tempo atrás, sobre Pêssankas: estes lindos ovos decorados que enfeitam o post.


......................................

Este post quase poderia ser um do tipo "dica da sogra", porque, na verdade, eu pensei um pouco nela ao prepará-lo. Isto porque a mãe do meu namorido é filha de ucranianos, e uma das tradições mais fortes deste povo é a confecção das pêssankas. Elas são feitas com ovos de galinha, ganso ou avestruz e segundo a minha pesquisa, são uma tradição milenar. Para os antigos, os ovos representavam as boas novas da primavera, como vida, prosperidade e calor naquelas terras frias. Com a introdução do Cristianismo, a admiração dos ovos foi incorporada à idéia da páscoa.

Pêssankas tradicionais

Na tradição ucraniana, cada tipo de desenho simboliza sentimentos diferentes: figuras de pássaros representam fertilidade e promessa de realizações; as flores são símbolos de amor, felicidade e caridade; girassóis ou o sol desenhados significam longa vida, riqueza, prosperidade e fortuna (este é bom ein gente!); figuras de traços contínuos, desenhos decorativos, ondas e espirais representam eternidade, harmonia e proteção, e por aí vai! É ou não é uma lideza?



Minha sogra sempre fazia os tais ovinhos com a sua família, e para as crianças era sempre uma diversão prepará-los! Ainda não fiz nehuma pêssanka de verdade, mas adorei a idéia para dar de presente! As imagens deste post são de reprodução, do site da Martha Stewart e deste site de Pêssankas. As informações vieram deste último site e também deste artigo bacana.

............................

Não fizemos as pessankas neste ano, mas teve ovo de colher e mini bolinhos de cenoura com coelhinhos:



essas marmitinhas contém brownies (nham).

Só lembrando que agora a Emília está começando a pegar encomendas de confeitaria, e esta é a fan page dela: Madame Marie. Já cansei de encher o saco dela pedindo suas receitinhas e bonitezas de comer aqui no blog, uma hora vai rolar ;)



Feliz Páscoa para todo mundo =)

You May Also Like

2 Comenta aqui >>