{Cabelo de Pinterest} Corte, pintar em casa e produtos Low Poo

by - quarta-feira, setembro 09, 2015


Eu amo ficar no pinterest vendo cabelos e mais cabelos (aqui meu painel Cabelón), mas sempre rola uma preguiça, falta de coragem ou de condiçõe$ para colocar em prática. Este ano estou no maior siricotico com o meu cabelo, fui do ruivo ao rosa escuro e voltei; tenho tido muita vontade de trazer pra vida real um pouco do "mundo mágico do pinterest cabelístico". No fim do mês passado cortei mais da metade do cabelo, e amei ♥ Pela primeira vez em muitos anos, eu consegui pintar o cabelo sozinha em casa, e venho gastando muito, mas muito menos produto do que sempre gastei. E venho me divertindo demais com as possibilidades, não lembrava o quanto o cabelo curto é versátil!


Eu expliquei para a cabeleireira meio rápido que queria longo na frente, bagunçadinho atrás, para favorecer o ondulado, e que desfiasse um pouco a franja. Mostrei também estas referências e o cabelinho ficou assim:



Meu cabelo é assim mesmo - ondulado nas costas e liso na frente, e achei que esse corte favorece a parte ondulada sem deixar a parte lisa com cara de escova mal feita, sabe ?  Faz parte da proposta "Cabelo de Pinterest" brincar mais com a maneira de arrumar o cabelo: tá valendo fitagem, babyliss e até usar um monte de grampinhos fofos que eu tinha por aqui. Isso de menos cabelo para arrumar dá uma coragem de testar mais coisas, e até mesmo um lisão de chapinha, que sempre morri de preguiça de fazer. O que tenho feito no dia a dia é só passar um pouco de leave-in no cabelo úmido (uso borrifador se não tiver acabado de lavar) e uma amassada geral formando uns cachos. 

Independência capilar com a tintura ?



Eu achei que com menos cabelo ia ser muito mais fácil pintar em casa, e que eu ia proclamar finalmente a tão sonhada independência capilar .... Ledo engano. Até pintei sozinha (com ajuda do marido na parte de trás do cabelo), consegui não pintar a casa toda de vermelho, mas dá tanto trabalho que não compensou! Eu tinha duas últimas caixinhas aqui em casa, número 77/44 da Color Perfect (não acho mais pra comprar em lugar nenhum, socorro!), achei que ia usar só uma, acabei usando as duas no desespero - se fosse outra pessoa pintado, dava para ter usado uma medida e meia, achei que botei pigmento demais, ficou até mais escuro que o normal. 

Outra parte do meu "projeto cabelo de pinterest" é começar uma rotina low-poo. A primeira vez que eu li sobre o assunto foi nesse post da Aninha - Madly Luv. Quando comecei a pesquisar mais sobre o assunto para aderir, me dei conta que a maioria dos posts era de blogs de cabelos cacheados - tanto gringos quanto brasileiros, e achei que seria legal para esta minha nova fase capilar. 

Para quem não tem a menor ideia do que estou falando, muito rapidamente:

Low Poo é uma técnica de lavagem que procura usar shampoos com formulações mais suaves, e também evitar a presença de componentes como sulfato e derivados de petróleo (aqui incluídos óleo mineral e parafina, por exemplo). 

E o que o low poo tem a ver com cabelo cacheado bonito ?

Ainda estou descobrindo, na prática! Na teoria, depois de tudo que li, cheguei à conclusão que o low poo seria legal para conseguir ondas mais definidas. A explicação, tirada deste post, é a seguinte: 

"Os cabelos cacheados já são naturalmente ressecados e frágeis, então a remoção da barreira lipídica natural causaria mais dano ao invés de tratá-los, pois os outros produtos (condicionador, creme de tratamento e etc.) não conseguem repor com eficácia esse conteúdo lipídico natural. Sem muitos problemas nas raízes, pois é onde se preduz o sebo que, infezlimente, não consegue chegar até as pontas dos cabelos com muitas curvas"

Estas técnicas de lavagem também são geralmente associadas, nos posts gringos que li, ao tal do método CG - Curly Girl, que define três regras essenciais para cabelos ondulados e cacheados: não usar sulfato, não usar silicones ou parafina, e não usar calor. 

Tem muita informação sobre o assunto na internet, e confesso que fiquei meio obcecada e ao mesmo tempo com muita dificuldade de entender algumas definições - o que é proibido de verdade, o que pode e o que não pode ? Há muita controvérsia e polêmica nos grupos e posts, e achei que eu deveria começar com passinhos de bebê, e ir descobrindo na prática, no meu dia a dia, como meu cabelo reage e o que funciona pra minha vida. 

Dessa forma, para começar minha "iniciação", montei o seguinte kit de produtos:


Todos os produtos são dicas do post já citado da Aninha, e olha, foi díficil achar o saudoso Yamasterol, hein ? Esse condicionador pra mim tem cheiro de clube, piscina e praia na infância, super nostalgia, hehe! O preço destes produtos é bem acessível, então já gostei dessa historia de low poo no começo. Tanto este shampoo quantos os dois condicionadores não contém sulfato nem as demais "substâncias proididonas" que circulam numa listinha dos grupos do assunto no face. Achei mais fácil me guiar pela lista de produtos permitidos


Nessa confusão inicial, eu acabei comprando um produto errado, esta máscara da Neutrox, que diferente do condicionador clássico, sim, contém petrolatos. Estes outros produtos que eu já tinha em casa também tinham vaselina em sua composição - mas vou usá-los até o fim, para não jogar fora. O finalizador eu uso para arrumar o cabelo e o óleo eu comprei faz um teeeempo, quando queria começar o tal do cronograma capilar - outro passo do projeto cabelo de pinterest!


Meu kit completo ficou mais ou menos assim, ainda não é todo low-poo e também tem estes produtinhos que "dão uma tunada" nos condicionadores/máscara, para cumprir todas as etapas do cronograma. Mas isto é assunto para outro post. 

Aguardem próximos capítulos desta saga!
E você, já fez algo parecido ?


You May Also Like

0 Comenta aqui >>

E você, me conta ? Este espaço é para trocarmos ideias ! Se tiver alguma dúvida, deixe um e-mail ou link para que eu possa responder, por favor.