10 ideias do bem para presentear!

by - terça-feira, dezembro 15, 2015

Já estamos no meio de dezembro, o natal aí batendo em nossa porta e mais uma vez, estamos na pindaíba. No final de novembro, você decide - não vou dar presente para ninguém, não vou entrar em nenhum amigo secreto, mas nunca adianta. Sempre pipocam umas exceções: o amigo secreto da família do marido, aquela sua amiga de trabalho que quebrou seu galho o ano inteiro com questões cabeludas, seu irmão ou irmã ... Aposto que você tem de 3 a 5 pessoas que por alguma questão te fazem querer presenteá-las. E a gente falou o ano inteiro de consumo consciente, fairtrade, compre do pequeno, destralhar a casa (alô pra quem leu Marie Kondo) e não é agora no finalzinho do ano que vamos esquecer tudo isso e correr pro shopping comprar qualquer tranqueirinha, não é ?



Pensei aqui em algumas dicas de presentes "criativos", com diferentes níveis de complexidade e pressa, que incluem desde fazer algo até pensar em um kit de coisas úteis com o qual a pessoa presenteada possa fazer algo ela mesma. Também sugiro empreendedores que vendem ou fazem alguns dos itens da lista, bem no clima #CompredoPequeno. Vamos lá ?

Categoria: Monte um kit!

Nível de média dificuldade, que envolve um carinho no processo de compra. Ideias para presentes de última hora, quando não dá mais tempo de fazer nem de passar em feirinha/bazar/pedir pelo correio. São presentes que você pode adquirir no comércio local (e tentar evitar o shopping!), geralmente em lojas de utilidades, mas a ideia não é comprar qualquer cacareco, e sim montar um kit baratinho que traga alegria à vida da pessoa presenteada, ok ?

1) Kit para tomar Chá


O que pode serUma caneca bem bonita, chás naturais em folhas/frutos, que você pode acomodar em potinhos de vidro bonitinhos; e um infusor, onde a pessoa vai poder preparar o chá sem precisar coar. Os chás da foto são de jasmim e hibisco, meus favoritos ultimamente. Você também pode substituir por chás em saquinhos de sabores gostosos, mas acho que o infusor + chás deixa o presente mais charmoso. 

Onde encontrar ? O infusor pode parecer um pouco mais complicado, mas achei em lojas de 1,99 no Centro, como na Glicério Variedades, aqui em Campinas. A caneca dá para comprar no mesmo lugar, e os chás em lojas de produtos naturais ou no mercado municipal da sua cidade.

2) Kit Bolo



O que pode ser: O tipo de utensílio que nem sempre as pessoas tem ou que não é demais ter mais de um. Faz pouco tempo, eu nem sabia o que era um "pão duro", que é esta espátula de silicone que serve para limpar a tigela e não ficar nem um pouquinho de massa, e literalmente mudou minha vida, hehehe. Um fuê - outra coisa que eu não sabia o nome - e o pincel que serve para untar formas sem melar os dedos podem fazer parte do kit. 

Onde encontrar ? Em lojas de utensílio ou 1,99. Em Campinas: Maravilhas do Lar, Lojas Miamor, Loja Barracão, Glicério Variedades e até mesmo em supermercados. 

Categoria: #Compre do pequeno!

Esta categoria é para quem quer algo original, autoral, artesanal ou feito à mão, mas não tem tempo / paciência / condições de fazer, e também quer valorizar o pequeno empreendedor, fazendo compras por um preço justo. 

3) Horta Urbana


O que pode ser: Vasinho autoirrigável (a água fica na parte de baixo, protegida dos mosquitos, e você não corre o risco de matar a planta de sede ou afogada) + sementes e adubo, ou o vaso já com uma plantinha - manjericão, pimenta, salsa, cebolinha, lavanda, erva doce, bálsamo, etc. 

Onde achar ? Este kit da foto é da Verde Água Hidrohortas, que já mostrei aqui no blog, e eles entregam aqui em Campinas. 

4) Perfumaria artesanal


O que pode ser: Sachês para colocar em gavetas / armário e aromatizador de ambientes, de cheiros suaves e aconchegantes. O legal de ser artesanal é que a fragrância é exclusiva, com matérias primas menos agressivas e produtos não testados em animais. 

Onde achar ? O kit da foto é da Amor tem Cheiro, marca de uma amiga que estudou comigo e que reencontrei estes dias. Ela faz kits com os sachês + aromatizador, mas também tem vários outros com sabonetes diferentes, água perfumada e várias coisinhas fofas. 

Se você quiser conhecer outras opções #compredopequeno, eu indico um monte de outros pequenos empreendedores neste post aqui. 

Categoria: Natal Solidário

Para aproveitar o espírito natalino, você quer gastar e ajudar também, e esta é uma ótima época porque tem muito bazar solidário de artesanato em diversas cidades. E antes que você torça o nariz e pense que só tem guardanapo, pode mudar sua concepção que hoje muitas senhorinhas que trabalham com artesanato estão ligadinhas no pinterest e no youtube e fazem coisas liiindas e úteis!

5) Artesanato com utilidade


O que pode ser: Porta qualquer coisa é sempre útil, e bom presente para quem viaja muito. Eu adoro esse saquinho de roupa íntima que foi feito pelas artesãs da CAVI - Casa de Apoio à Vida, uma iniciativa do CEAK - Centro Espírita Allan Kardec aqui de Campinas. 

Onde encontrar: Esta época tem um monte de feiras e bazares beneficientes, a do CEAK já foi este ano, mas geralmente você consegue encontrar algumas peças direto nos centros/instituições. 

Categoria: Faça você mesmo

Esqueça os colares de macarrão ou cinzeiros de argila, estou falando de coisas simples mas com amor. Lógico que esta opção já vem com a resposta "ah mas eu não consigo, não quero, tenho medo de me frustrar", a velha relação expectativa x realidade que experimentamos com projetos do pinterest, por isso que tem outras opções neste post, não é mesmo ?

Deixei esta opção por último porque ela parece ser a opção mais acessível, mas nem sempre fazer algo do zero é uma opção mais simples ou barata, infelizmente - porque deveria. Separei então quatro tutoriais que você consegue fazer sem gastar muito dinheiro:



7) Vasinho decorado: Este tutorial do blog Tilar, da Mércia ♥ é uma graça e muito simples de fazer, sem contar que dar flores é sempre elegante, ainda mais com um vasinho personalizado.

8) Quadro de Flores Secas: Tutorial aqui do blog mesmo, com passo a passo para fazer um quadrinho de flores secas.  

9) Estojo de Rolinho ou Porta Pincéis - Opção para as moçoilas com habilidades de costura, este tutorial da Costureirinha é muito tranquilo e bem explicadinho.

10) Faça algo de comer! Sempre agrada, é díficil errar, e se você não é habilidosa em enfeitar, pode fazer um embrulho charmoso que deixa este presente mais ryco que barras de ouro. Todo ano, minhas irmãs fazem cookies para presentear parentes / pessoas chegadas, como estes da foto,e a receita pode variar ao gosto do freguês, como essa daqui por exemplo

Além dessas 10 sugestões, tem todo um painel do pinterest para você se inspirar, com ideias de presentes e também de embrulhos:


Me conta aqui se você vai colocar em prática alguma das sugestões deste post!
E também quero saber suas ideias de presentes ♥

You May Also Like

0 Comenta aqui >>

E você, me conta ? Este espaço é para trocarmos ideias ! Se tiver alguma dúvida, deixe um e-mail ou link para que eu possa responder, por favor.