SOCORRO - O QUE COMER NO CALORÃO ?

by - segunda-feira, novembro 07, 2016



Algum tempo atrás, fiz um post no meu face pedindo SOS sobre indicações de comida fresquinha e digna. Foram tantas respostas e ideias boas que achei que seria de utilidade pública reunir tudo por aqui! Se eu já sou um desastre alimentar em qualquer estação, me alimentando basicamente de pão com requeijão, miojo e pastel, com as altas temperaturas, isso piora. Costumo enrolar o dia todo, geralmente pulo o almoço ou como algo bem migué, para depois comer alguma porcaria bem trasheira quando cai a noite e a temperatura. 

Graças aos meus amigos, tomei uma chuva de ideias de comidas fresquinhas e gostosas, que até eu no meu paladar de criança tive coragem de ir atrás! Tentei organizar as ideias de uma maneira que fique fácil visualizar uma lista de compras e distribuir em um cardápio semanal: 

1. Ideias de ingredientes ou lista de compras!

Antes das receitas e dos pratos, separei o que apareceu de ideia de ingredientes, alguns você deve ter em casa, outros podem dar uma nova luz/orientação na hora de ir ao mercado.

Espinafre
Alho poró
Abobrinha
Beringela
Tomate cereja
Cebola Roxa
Abóbora
Bifum
Tapioca
Grãos
Farinha integral, de aveia e de arroz
Cogumelos
Creme de Ricota - que pode substituir o creme de leite ;)
Salsinha, Cebolinha, Alecrim e Manjericão (de preferência, da horta caseira!)


2. Ideias de Pratos e Receitas

Agora sim, algumas receitas de pratos que me apeteceram:

Salada de Bifum - Sempre como bifum em qualquer buffet de comida, mas nunca tinha comprado para fazer em casa! 
Gaspacho - Esse eu já fiz em casa e adorei. Fica muito saboroso e refrescante!
Pesto - Essa é uma bem do pinterest, e gente, aqui em casa tem toneladas de manjericão na nossa hortinha. O que falta é uma noz, que geralmente acabo usando castanha de caju, a mais barata. E sabia que você pode fazer pesto com várias outras coisas ? Confira no pinterest (só clicar).
Quibe de Abóbora - Essa receita eu conheço desde os tempos da faculdade, que as amigas vegetarianas faziam em casa e ficava sensacional, mas sempre preciso pegar uma receita na internet na hora de lembrar como faz, como nessa receita aqui.
Tomate Confit - É basicamente assar o tomate ou o tomatinho cereja em muuuuito azeite, como nesse vídeo. Ou ainda na receita rápida da minha mãe: bota o tomate com azeite + manjericão no microondas por 1 minuto. 
Macarrão de Abobrinha - acho que esse virou meio moda, mas eu achei sensacional porque eu amo macarrão e se deixar eu como todo dia! Mas aí, bem ao estilo Bela Gil, você pode substituir a massa de macarrão pela própria abobrinha - como nesse video da Dani Noce - mas já comi também macarrão de pupunha com manga, fica uma delícia!
Canelone de abobrinha - uma variação da receita aí de cima, substituindo massa por legume! Ou então também as lasanhas de abobrinha ou de berinjela. 
Peito de frango com espinafre - Minha irmã fez uma vez e eu amei, e você pode substituir o creme de leite por creme de ricota pra ficar mais leve.
Salada com hommus - Outra ideia da minha irmã, com alface americana, e o legal é que o grão de bico dá uma boa alimentada. E prefiro ele em forma de patê que em grãos, porque né #paladardecriança



3. Ideias de combinações / truques

Para além de receitas de pratos, achei legal que apareceram várias ideias de truques, "misturas" (no sentido de principal, tipo um bife) e combinações que me ajudaram a pensar no cardápio de um jeito diferente:

Legumes assados - para não comer só refogado, fica bem gostoso fazer uma fornada de legumes! Minha favorita: abóbora + alhos + alecrim + tomate cereja.
Grãos na salada - não consigo comer só as folhas, preciso que tenha algo mais substancioso na salada, então jogar grãos é um jeito de me fazer comer salada.
2 tipos de saladas + 1 leguminosa + 1 carboidrato + 1 proteína animal - Regrinha pra ajudar a montar combinações, via Energié
Omeletes ou tortinhas de ovo - Isso eu faço muito, boto um monte de legume, junto ovo e queijo minas, e uma saladinha junto. 
Um arroz bem cheião de grãos + legumes no vapor + temperinhos - Dica da minha amiga Cassiane, e aqui o legal é ter um arroz integral daqueles beeeem cheio de coisinhas, se você tem panela de vapor pode fazer os legumes lá ao invés de assar no forno, e o importante é ter temperinhos variados, e aqui a hortinha em casa vai fazer diferença, viu ?
Recheios frios - Para juntar na salada ou fazer wraps, como hommus, atum, abacate, ou ainda como nesse lanche de frango com pesto, nham!

4. Ideias de Lanches Rápidos / Café da Manhã

Tapioca - Acredita que eu nunca tinha comprado para fazer em casa ? Viciei depois dessa indicação, nunca mais comi pão com requeijão, rs. Fica ótimo só a tapioca com óleo de coco ao invés de manteiga!
Pão de Mandiqueijo - uma amiga está fazendo e vendendo pelo Face, aqui em Campinas! Achei uma ótima ideia de lanche. 

Espero que estas dicas e ideias ajudem você assim como me ajudaram! Comer melhor não é difícil, mas requer criatividade e treino, e uma ajuda dos amigos de vez em quando! Obrigada à todo mundo maravilhoso que comentou naquele post no meu face e deu todas estas ideias incríveis! 

You May Also Like

0 Comenta aqui >>

E você, me conta ? Este espaço é para trocarmos ideias ! Se tiver alguma dúvida, deixe um e-mail ou link para que eu possa responder, por favor.