DEPOIMENTO DE CONSULTORIA: MELISSA LOPES

by - quinta-feira, janeiro 19, 2017

A Melissa Lopes é uma pessoa muito querida na minha vida. Nós trabalhamos juntas no Grupo Matula Teatro, um período que foi muito importante pra minha vida, por poder trabalhar com teatro (uma paixão) e estar cercada de pessoas muito especiais. Quando Melissa veio me procurar sobre a consultoria, eu não podia ficar mais honrada e grata! No caso dela, a consultoria foi mais focada em aspectos de vida criativa, do que propriamente sobre empreendedorismo, um pouco parecido com um coaching. Nosso foco, assim como seria em uma consultoria de empreendedorismo, é conseguir entender e colocar em prática objetivos e metas para uma vida criativa e com propósito. Segue o depoimento:

Meu nome é Melissa Lopes, sou atriz desde os treze anos de idade, profissionalmente desde os 18 anos. Minha vida toda sempre foi dedicada a este ofício, estudei em Escola Profissionalizante de Teatro, Fiz Graduação em Artes Cênicas, Mestrado e Doutorado em Artes da Cena. Desde que me formei na Faculdade dei aulas de teatro, fui uma das fundadoras de um grupo de teatro em Campinas, Matula Teatro, onde atuei por dezesseis anos, já fui coordenadora de curso superior, morei em Lisboa... Mas, eis que aos 37 anos me vi pela primeira vez com a pergunta: “E agora, o que fazer?”

É aí que entra a consultoria de Anna Kuhl. Nós trabalhamos juntas no Matula, eu já conhecia muitas habilidades da Anna, pessoa criativa por natureza: produtora, figurinista, professora de teatro para crianças, promotora de bazares, entendida de economia criativa, elaboradora de projetos, edição de vídeos, blogs sobre moda, maquiagem.... enfim, a lista não termina aqui. Mas, em uma conversa informal descubro que ela estava prestando consultoria para profissionais e pedi a ela que fizesse esse trabalho comigo.

Acho que foi uma das coisas mais bacanas que já fiz por mim mesma! Não deixei de ser atriz, não parei de dar aulas de teatro, mas consegui ver minha profissão e entender os possíveis caminhos com mais clareza. A questão não era mudar o meu trabalho, até porque eu amo o que faço, mas compreender o que precisava ser ajustado e melhor direcionado.

O processo tem sido interessante não apenas para cuidar do meu lado profissional, mas para compreender que é preciso ter outras prioridades na vida. Sei que parece óbvia a conclusão, mas quando você faz o que ama, esse limite entre o pessoal e o profissional muitas vezes fica emaranhado e a gente não se dá conta das paixões: paixão por um hobby, paixão por um momento de tomar café com os amigos, paixão por cultivar o ócio criativo, paixão para namorar, paixão por viver.

Tudo isso que descrevi já foi uma descoberta de grande valor pra mim, mas o trabalho continua porque é preciso se dar conta das escolhas que são feitas, no exercício do dia-a-dia, e a consultoria já foi muito além de responder minha primeira angustia: “E agora, o que fazer?”, mas “Como fazer?” Então, nesse caso, a parceria com a Anna Kuhl tem adentrado em outras camadas: como quero organizar minha semana, quais são os horários sagrados para cuidar de mim, qual é meu estilo, minhas metas, dificuldades e o que eu estou fazendo do meu tempo presente?

Eu recomendo muito o trabalho de consultoria da Anna porque ele me provoca todos os dias, porque ele me faz estar atenta ao que está a minha volta e entender quem sou eu hoje. Amanhã eu volto a me fazer essa mesma pergunta e mais um passo é dado.

Mas pra isso, é muito bom saber que não estou sozinha e é por isso que recomendo fortemente a consultoria e acompanhamento dessa profissional que é incrível e inspiradora.
Melissa Lopes atuando no espetáculo Agda

Melissa Lopes atuando no espetáculo Agda.

You May Also Like

0 Comenta aqui >>

E você, me conta ? Este espaço é para trocarmos ideias ! Se tiver alguma dúvida, deixe um e-mail ou link para que eu possa responder, por favor.