Além do RuPaulDragRace: Drags Brasileiras

Você gosta de RuPaul's Drag Race ? Eu sou super fã, sigo as queens no insta, já fui em show da Adore Delano, assisto tudo. Aí esses dias eu vi este vídeo do Põe na Roda, em que algumas queens do RuPaul (incluindo Katya, que eu amo) analisam algumas drags brasileiras. E eu senti que o shade era forte e que havia ali uma tendença a desvalorizar um pouco o que fazemos aqui, como sendo algo mais precário. Afinal, como que compra peruca front lace e kryolan por aqui, meus amores ? Ok, temos uma dificuldade que tem a ver com recursos, mas temos uma identidade que as drags americanas tiveram dificuldade de aceitar. Aí eu fui ver o vídeo em que as drags brasileiras respondem ...

E aí me fiz a pergunta - eu gosto de cultura drag ou eu gosto de RuPaul ?

Confesso que a primeira vez na vida que fui à um show de Drag, foi de uma internacional, da Adore, como já falei. Eu conhecia Silvetty, Nany People, mas naquele dia eu conheci Icaro Kadoshi, Malonna (que uma amiga já tinha me indicado), e várias outras que me deixaram boaquiaberta. O show da Adore foi legal ? Foi, porque eu sou fã, porque ela é bagaceira, e tudo isso, mas bafo mesmo foram as brasileiras, que tinham carisma, coreografia, e sim, muita identidade. 

No vídeo que eu coloquei aí em cima, 4 drags brasileiras falam sobre nossa identidade e dão muitas referências pra você que quer ir "além da RuPaul". Eu fui vendo o vídeo e abrindo um milhão de abas, que compartilho aqui com vocês:

1. Descobri/lembrei, porque já tinha aparecido na minha timeline um dia, a série carioca "Drag-se", que agora é canal de youtube, mas que me parece que começou como uma série documental beeeem bafo que apresenta o cotidiano de diversas drags, incluindo uma faux queen (uma mulher drag), não dá pra escolher um vídeo, tenho que compartilhar a playlist:

2. Depois eu descobri, beeem atrasada porque já tem duas temporadas e a final aconteceu em maio deste ano, a Academia de Drags, que é praticamente um DragRace brasileiro - desculpa, o roteiro é bem similar, mas né, reality é tudo meio igual mesmo; mas muito bem feito e com muuuita identidade. E sem tanto shade. E com drags lindas pra ficar fã: Malonna, Sasha Zimmer, Mina, Nathy Dumond, ai, todas lindas <3:

3. Duas palavras: Gloria Groove. O que é esta mulherrr (foda-se, gênero é fluido) ?? Sensacional, fiquei muito fã nos primeiros 15 segundos. 

 

Fora todas essas lindas, ainda tem muito mais drags brasileiras pra descobrir na vida, no instagram e no youtube! Como as meninas dizem no primeiro vídeo: DÊ APOIO AO ARTISTA LOCAL, À DRAG LOCAL!

- mais ninguém no mundo faz quadradinho de oito como as nossas drags!