Natal e Consumo CONSCIENTE #1: Feira e Bazar

natal e consumo consciente

 

2016 não foi fácil pra ninguém, e o Natal promete ser bem magrinho. Ao mesmo tempo, se você é empreendedor, tem uma pequena marca autoral ou revende produtos legais, essa é a época do ano que promete salvar o orçamento. Muuuito mais gente começou a empreender neste ano, seja por ter perdido o emprego, seja para complementar a renda. E este movimento de comprar do pequeno, do local, só tem crescido pela internet afora, seja com hastags como #natalsemshopping ou como neste post que eu vi circulando por aí: "Façamos o dinheiro chegar às pessoas comuns e não às grandes multinacionais. Da vizinha que vende por catálogo, de artesãos que fazem bijuteria ou boa arte, da amiga que tem uma loja no bairro, do pasteleiro/doceira que faz doces artesanais, do rapaz que tem uma banca no mercado... Esse ano não foi fácil pra muita gente, com o número de desempregados só aumentando, muitas pessoas optaram por um trabalho alternativo. O que poderia ser uma renda extra acabou virando a principal renda da família."

No ano passado, eu já havia feito um post com "ideias do bem para presentear", onde eu indicava alguns empreendedores e ideias de consumo consciente, mas em 2016, resolvi fazer não só um post, mas um guia do consumo consciente, na cidade de Campinas.

E no primeiro post dessa série, vou indicar feiras e bazares! De vários tamanhos, elas podem ser culturais, gastronômicas, hippies, da moda, food truck, orgânicas, etc. Estão espalhadas por toda a cidade de Campinas, e são não só uma alternativa de consumo, mas também um passeio de final de semana e uma imersão da cultura urbana. Encontramos de tudo um pouco nas feiras e bazares: bijuterias, quadros, roupas, brinquedos, móveis, comida de várias regiões do país e trabalhos autorais ... E ainda mais, diferente de pontos de comércio, este tipo de evento acaba aproximando o artesão/fabricante/empreendedor do seu público, de uma maneira muito legal.

Então vamos à lista, prometo atualizar este post até a véspera de Natal, que com certeza vão surgir mais eventos! É só clicar no nome do evento ou nas imagens para ser redirecionado para as feiras e bazares ;)

1) Bazar de Verão - começa neste sábado, dia 26 de novembro, mas acontece também nos dias 3, 10 e 17 de novembro, no espaço do VID Estudio Criativo, que fica na Rua Sacramento, 610, apto 01, térreo. Sou uma das organizadoras deste evento, que vai contar com outros brechós e expositores de comidinhas e presentes artesanais e autorais. 

2) Feira de Discos + Bazar Clube das Pinups - Vai acontecer na estação Cultura, e conta com Música, arte, moda e diversão, em um clima de baladinha! No dia 27 de novembro, das 12h às 20h. 

3) Feira da Arte Vital na Praça - Essa vai acontecer no dia 10 de dezembro, e será a primeira edição realizada na praça, para chamar a comunidade junto. A praça fica no bairro Bonfim, na Rua Quintino Bocaiúva, s/n. 

4) Mundo Mix em Campinas - Referência em economia criativa, vai acontecer aqui em Campinas nos dias 3 e 4 de dezembro. 

5) Feira de Artesanato Ceak - Esta feira é solidária e acontece em prol das ações assistenciais do Centro Espiríta Alan Kardec, nas seguintes datas e locais: 02.12- Justiça  Federal  - 10:00 as 17:00 horas // 03.12- Educandario Euripedes - 10:00 as 17:00 horas //
09.12 - Praça  Rui  Barbosa - frente loja Americana no centro da cidade  - 09:00 as 17:00.

UPDATES!

6) Estação Yoga e Campinas Veg, em um evento na CIS Guanabara, um espaço super gostoso, de fácil acesso e estacionamento gratuito, que fica na Rua Mário Siqueira 829:

 

Já é bastante coisa pra agitar o calendário, mas tenho certeza que vão surgir muito mais feiras e bazares, atualizo aqui e aviso vocês nas redes sociais, combinado ? É dica que não acaba, pra gente conseguir fazer rodar a economia e chegar em quem precisa e tá começando ou mantendo um pequeno negócio local!

#compredopequeno SEMPRE!