Análise de Figurinos: Alice (HBO)

Gosto muito de escrever sobre figurinos, mas é trabalhoso e às vezes eu desanimo por não achar fotos tão legais. Mas o de hoje tá caprichado: temos até trilha sonora !

Foto: Paula Brandão

O Tela Creyssa de hoje é sobre o seriado Alice (2008) com direção de Karim Ainouz e Sérgio Machado, transmitido pelo canal HBO, estrelado pela lindíssima Andréia Horta (A Cura e Chamas da Vida). Em 2009 eu participava da locução de um programa de rádio e fizemos um programa especial sobre a trilha sonora da série, dá pra ouvir online pelo podcast, e no post sobre esse programa vocês podem conhecer mais sobre a série. Aqui vou me ocupar mais do figurino, ok ??

A historia de Alice começa quando ela vem a São Paulo para ir ao funeral de seu pai e comprar um edredom; mas acontecem milhares de reviravoltas e ela vai ficando na cidade ... Quando eu e meus amigos assistimos a série juntos, rolou uma super identificação com toda esse deslumbramento pela vida em São Paulo (ou em outras grandes cidades), essa descoberta de tudo de bom que a vida pode oferecer que acontece com a personagem. Ela chega super tímida e vai ficando super descolada, com um cabelinho moderno, toda trabalhada no estilo paulistano de se vestir.

Alice toda creyssa chegando em São Paulo

Alice já toda trabalhada no glamour

Repararam no cinto de telecatch em plena Oscar Freire ?

Sim, um casaco de peles.

Foi díficil achar os créditos de figurino ! Acredito que é porque não foi responsabilidade de uma pessoa só, e talvez episódios diferentes devem ter contado com equipes diferentes. Uma característica marcante do figurino é que a tia da Alice, Lulis (Regina Braga) tem um brechó, que existe mesmo na realidade, o Christiania. Isso eu fiquei sabendo via Just Lia.

Mas a melhor parte do figurino pra mim são as roupas de balada !

Meu look favorito: inauguração de Wonderland, a boate da Alice

Sente a Tia Monique Evans ali no fundo !

O figurino conta também com algumas incursões pelo mundinho fashion como no episódio em que Alice busca um vestido bordado no bairro da Liberdade para um desfile do Dudu Bertholini, com Carol Ribeiro desfilando:

Deu pra ter um gostinho né ? Vale muito a pena assistir, principalmente pela trilha sonora.

Achei também o blog da Carolina, que trabalhou na produção de objetos e fez um post com fotos do cenário de Alice.

Fotos: Reprodução