Leitura colorida dos últimos tempos

A ideia inicial deste post era só fazer um lista e falar um pouco dos livros que eu tava lendo nas férias. Acontece que na verdade eu nem tirei férias, só o recesso de natal/ano novo mesmo, e não sou muito boa nisso de falar sobre os livros que estou lendo - e para você que gosta deste tipo de conteúdo, recomendo o canal da Aline no Youtube. Ainda por cima, acabei me distraindo um pouco desta missão ao fotografar os livros para este post, e quando vi estava separando objetos da cor dos livros e brincando um pouco disso:

Depois dessa sessão de fotos, quando fui arrumar minha estante, acabei organizando todos os livros por cor da lombada, de tanto que gostei desta história.

Mas voltando ao foco deste post, pode ser ? Vamos lá para o meu mini haul (capenga) de leitura de férias. Estes são os livros que consegui terminar de ler ou comecei a ler em dezembro/janeiro:

1. Percatempos, do Gregório Duvivier

- Na verdade foi presente pra minha mãe, mas eu dei aquela lidinha marota antes de embrulhar, é um livro bem gostoso e rapidinho, com tiradas cotidianas ilustradas em aquarela. Gregório sendo genial, como sempre, não tem muito a declarar, sou meio tiete mesmo. 

2. Personal Stylist, da Editora Senac

- este é emprestado, estou lendo mesmo pela questão da bibliografia, mas achei ele muito chatinho, muito quadrado, muito regrinha de revista. Então não tem muito comentário sobre ele, sorry. Se você quer estudar o assunto - consultoria de imagem - recomendo o livro da Oficina de Estilo (que já apareceu por aqui) que tem uma abordagem muito mais legal. 

3. A Mágica da Arrumação, Marie Kondo - muita gente já leu e comentou este livro um milhão de vezes, e eu queria registrar que ok, ele tem algumas sacadas bem legais - como a máxima de escolher os objetos que ficam na sua casa pelo critério "se isto de traz alegria, mantenha, senão, jogue fora"; mas que é muuuito auto ajuda pro meu gosto. Embora eu não consiga desconsiderar o efeito positivo que sua leitura pode trazer à várias pessoas, incentivando uma mudança de hábito, achei a leitura bem repetitiva, muito mais do mesmo, algumas dicas meio óbvias. Prefiro, por exemplo, a abordagem do blog da Thaís - Vida Organizada, onde ela trata do mesmo assunto em diversos posts com uma visão bem mais prática, realista e mão na massa - confira o Guia para Destralhar, por exemplo. 

4. A Amiga Genial, Helena Ferrante

- livro que minha mãe me emprestou e UOW - melhor livro do ano de 2015. Trata-se de uma série com mais livros, mas apenas este foi publicado em português ainda. O livro fala da historia de duas amigas na cidade de Nápoles durante o pós guerra, e todas as transformações da infância para a juventude, incluindo todo tipo de competição que pode acontecer entre duas meninas da mesma idade, é costurada muito sutilmente por uma visão crítica da sociedade, de um jeito muito legal. Tudo é narrado com muita delicadeza e você vai se envolvendo com a historia de Lina e Lenu. Recomendo, recomendo, recomendo, por favor leiam.  

5. Remake it Clothes

- um achado baratinho na Livraria Cultura, livro gringo sobre upcycling, que inclui exemplos de marcas que refazem e reinventam roupas (vou pinando tudo à medida que vou lendo) e também receitinhas e tutoriais para você exercitar em casa. Em inglês, ainda não acabei de ler, mas tá valendo muito a leitura!

6. Jardim Urbano, Matt James

- Por último, o livro que está mais no comecinho, mas tem me dado muitas ideias para o meu quintal, este livro da Editora Senac é bem bacana, didático e ótimo para quem é leigo e quer se aprofundar. Minha crítica seria que talvez ele seja um pouco gringo demais com relação ás espécies de plantas, mas quando eu terminar de ler posso avaliar melhor. 

Estes são os livros que li / estou lendo nos últimos tempos. Você se interessou ou já leu algum ? Conta pra mim nos comentários!