[ideias de vestir] Roupa pra emprestar!

Quando eu fui viajar para a Argentina agora em julho, me dei conta que não tinha um casaco de frio adequado. O tipo de item que você tem poucas chances de usar no inverno brasileiro, então pensei em pedir emprestado prazamiga, mas já tava meio em cima da hora, e acabei não conseguindo buscar com uma amiga que ia emprestar. Acabei comprando um casaco por lá, no primeiro dia, tremendo de frio com minhas roupas de inverno paulista - nem consegui pensar direito no modelo, foi meio "moça, me dá esse casaco AGORA, por dios chica!". Enfim - se eu tivesse me planejado melhor e feito o pedido pras amigas antes, com tempo hábil para ir à casa delas, experimentar, propor uma contrapartida amiga, por exemplo, pagar o aluguel em alfajores e bocaditos; eu não teria feito esta compra meio fora da minha lista.

uma compra que eu poderia ter evitado

Quando eu era mais nova ou morava em república, rolava todo um intercâmbio de roupas entre as moradoras com tamanhos parecidos (tempos mais magros, tanto de grana quanto de pneuzinhos costais). Pra mim, era meio uma sensação mágica poder emprestar coisas das amigas, parecia que as possibilidades ficavam infinitas!

algumas peças históricas das amigas

Embora muito comum em nossas práticas cotidianas, isso de emprestar roupa ainda não se estabeleceu como alternativa ao consumo de moda. Temos visto algumas iniciativas gringas nesse sentido - como as bibliotecas de roupa citadas neste

artigo do Modefica

:

A

Kleiderei

é de Hamburgo, na Alemanha, e tem uma curadoria de peças incríveis. O site é todo em alemão, então não dá para descobrir muita coisa sobre o funcionamento.

E a

Lena

,

em Amsterdã, tem um sistema de pontuação das peças para poder organizar os valores, de acordo com a elaboração, qualidade e informação de moda da peça. A logistica delas é bem interessante, com planos ou assinaturas por mês que te dão direito a certo número de pontos que você pode gastar como quiser. 

E no Brasil ? Pra gente, isso de alugar roupa ainda é muito restrito à roupa de festa, geralmente roupas de um gosto um pouco duvidoso. Até conheço alguns brechós em São Paulo que alugam roupas e acervo de época para figurino / tv / cinema / publicidade, mas não tinha visto ninguém usar este conceito para roupas do dia a dia - até descobrir as meninas do Lucid Bag no instagram há algum tempo atrás. 

A

Lucid Bag

é uma iniciativa muito bacana, em que você paga um valor e monta sua própria sacola de peças a partir do acervo delas, que pra mim é um dos pontos mais positivos, porque as peças são muito gracinha. Não sei como é a questão de tamanho, mas vejo pelo instagram que elas estão sempre adicionando novas colaboradoras, meninas que colocam peças à disposição do acervo. 

Como funciona ?

Minha maior dúvida sobre as bibliotecas de roupa é a questão da logística, como você pega, devolve e paga por este tipo de serviço ? No site, é bem explicadinho o funcionamento: diferente da Lena, de Amsterdã, com seus planos por pontos, aqui você escolhe uma opção de Lucid Bag com direito a 5 peças de moda e design para "levar para passear, se apaixonar, tirar fotos e chamar de suas" por 10 dias. As meninas cuidam do frete de ida e o de volta fica a combinar. As roupas podem ser devolvidas exatamente como foram enviadas, não há necessidade de lavar para entregar pois a lavanderia também é feita de forma especial e sustentável (mais amor ainda!). As peças devem ser devolvidas em perfeito estado, como foram entregues, claro, como você  cuidaria de uma peça sua. 

instagram da Lucid Bag

Quando eu for a SP para ficar por mais tempo, pretendo experimentar o serviço delas e conto por aqui. No interior paulista, não conheço nenhum iniciativa parecida, mas conversando com algumas amigas, queremos fazer mais uso desta prática de empréstimo entre a gente mesmo. Acho que é uma boa alternativa para aquelas peças que não te servem ou não tem mais a ver com você, mas rola apego forte demais para conseguir vender ou doar. E principalmente para roupas de viagem e roupa de festa, aquele tipo de peça que você usa tão pouco durante o ano, mas que odeia repetir porque sai com o mesmo vestido em todas as festas .... Bora emprestar e colocar nossas peças à disposição das amigas!

E você, já conhecia alguma destas inciativas ou tem alguma para indicar ?

Costuma emprestar roupa entre as amigas ?