Vestido de Festa - Comprar ou mandar fazer ?

Vestido de Festa - Comprar ou mandar fazer ? | www.creyssaphyna.com

Janeiro costuma ser uma época que acabamos pensando muito em vestidos de festa ou de gala. Culpa das premiações como o Oscar e o Globo de Ouro, mas também porque muitas formaturas acontecem no começo do ano, até março pelo menos. 

Achar um vestido longo de festa é sempre uma saga. É uma compra cara, que será pouco usada, que requer bater muita perna para não comprar algo totalmente fora do seu estilo, porque convenhamos: tem muita coisa cafona cheia de brilho por aí. E olha que sou uma Drag Wannabe, pra eu reclamar de brilho tem que ter muito mau gosto!

No ano passado, fui madrinha de casamento em outubro, e a noiva deu o tecido para todas as madrinhas, que faziam um degradê de cores. Desse jeito, cada uma era responsável pelo seu modelo e pela confecção do seu vestido. 

madrinhas reunidas 

Neste caso, não tinha escolha, você deveria mandar fazer seu vestido, tava resolvido. E vendo o resultado dos vestidos, eu sempre acho que é a opção mais legal!! Muita gente acha que quando você já tem um tecido ou uma cor a criatividade fica limitada, mas é bem o oposto disso. Processos criativos gostam e precisam de limitações, se não vira um vale tudo como aquelas experiências no jardim de infância, em que você misturava todas as canetinhas achando que ia dar uma linda soma, e no final ficava uma mancha cor de burro quando foge.

Quem nunca ?

Se você tem uma festa e ainda tem tempo de mandar fazer um vestido ao invés de comprar um pronto, compartilho um pouco de como foi meu processo:

♥ Conheça a costureira, peça para ver modelos que ela já fez. Peça indicação das amigas ou mesmo das lojas de tecido, e mesmo assim, peça para ela te mostrar trabalhos anteriores, para você conferir se o estilo de confecção dela bate com o seu estilo pessoal. (

Se você for de Campinas, me manda e-mail ou inbox nas redes sociais que eu indico profissionais que conheço

).

♥ Sobre o tempo de antecedência, recomento uns 2 a 3 meses de antecedência para começar a fazer. Muitas costureiras são super disputadas, eu por exemplo combinei com a minha com 6 meses de antecedência, mas só fui tirar as medidas mais perto da data para não correr o risco de mudar muito de medida, para mais ou para menos (ok,

risos

aqui, mas tudo bem). Dois meses foi um tempo tranquilo para provar e ficar pronto antes da data, no meu caso.

♥ Tente levar o máximo de informações e referências possível. Muitas lojas de tecido oferecem junto com a compra o desenho do modelo, aproveite essa facilidade. Se você tiver habilidade, desenhe! Vale levar revistas, imprimir do pinterest, mas sempre com consciência - não é porque está lindo na menina de 30 kilos que vai ter o mesmo efeito no seu corpo, muitas vezes a modelagem do seu vestido da referência não funciona no tecido que você comprou, etc. Aqui vai ser muito importante o diálogo e a confiança na costureira que você escolheu. No meu caso, tive que fazer alguns ajustes na ideia do meu desenho por conta do meu tipo de corpo (alô peitão) e do tecido. 

Desenho para Vestido de Madrinha | Anna Kuhl | www.creyssaphyna.com

Juro que só percebi a semelhança com a Rose do Titanic quando acabei de desenhar, hehehe

No dia da festa, acabei não tirando quase nenhuma foto boa porque estava muito ocupada sendo madrinha, brincando na cabine de fotos

e me alcolizando ops.

 Mas aqui vai um pouco do resultado final:

No começo, eu não queria bordados, mas a Luci (costureira) sugeriu colocar em alguns lugares, com aplicação de renda, e fiquei muito grata pela sugestão, senão teria ficado meio sem graça e lisão. Você não precisa encher o vestido inteiro de firula - canutilho, renda, nude ilusion, tudo ao mesmo tempo, como vemos nas lojas; muitas vezes uma manga diferente, um detalhe em um lugar inusitado ou apenas uma aplicação de renda ou bordado já deixam o vestido bonito e ainda dentro do seu estilo pessoal.

Espero que este post ajude e inspire pessoas em dúvida sobre comprar ou mandar fazer vestidos de madrinha ou formatura. Para inspirar um pouco mais, tem meu board no Pinterest de vestidos de festa:

       Siga o painel Gala: Formaturas e Casórios de Anna Kuhl - Creyssa Phyna no Pinterest.

Me conta nos comentários - já fez algum vestido de festa com costureira ou tem vontade ?