Rotinas e ideias de bem estar

rotinas ideias bem estar

No final do ano passado e começo desse ano, andei um pouco desmotivada, jogada, sem vontade de fazer nada. Eu sempre fico um pouco assim nas férias porque bem - sou um pouco workaholic, preciso de movimento, de coisa acontecendo, ao mesmo tempo que estava precisando descansar, exausta do ano passado. Sentimentos um pouco opostos, mas todo mundo é um pouco contraditório às vezes, não é mesmo ?

No entanto, eu queria muito reverter essa situação. Tudo bem a gente se sentir pra baixo e desmotivada de vez em quando, mas eu estava me sentindo assim todos os dias, e isso é muito diferente do que sou normalmente. Alerta de responsabilidade em relação à saúde mental: se você se sentir assim durante tempo demais, procure ajuda! 

Então achei que estabelecer algumas rotinas poderia me ajudar, principalmente se estas rotinas envolvessem coisas novas que eu não havia experimentado antes. E o que faço quando idealizo qualquer novo projeto - de vida ou de trabalho ? Você acertou se disse PINTEREST:

Depois de testar algumas coisas, acho que consigo resumir em uma lista algumas ideias que me ajudaram a ter mais energia e disposição para ficar animada e inspirada!

1) Diário em Tópicos (ou o famoso bullet journal)

Este é o item número um que me ajudou no começo desse ano. Na verdade, nem precisa seguir muitas regras, a ideia é apenas registrar o que você precisa fazer, o que você conseguiu fazer de verdade, como são suas rotinas, e como você está se sentindo. Se você procurar por "bullet journal" (e pretendo fazer um post ou vídeo à parte aprofundando o assunto) vai chegar em um monte de explicações e regras diferentes, mas não entre em pânico e comece pelo simples ato de registrar sua vida, sem grandes teorizações. Como pra mim categorizar coisas é uma diversão, eu gosto de algumas regrinhas, mas o que me trouxe uma melhora de saúde mental e física não foram as regras, mas sim o hábito de olhar pra minha rotina, pras minhas prioridades, para minha gestão de tempo, ou ainda: ter mais controle sobre o que estou fazendo da minha vida e dos meus dias. 

Recomendo: 

Esse post da Thais, do Vida Organizada, sobre Bullet Journal. A Thaís é sempre a melhor fonte sobre qualquer assunto que tenha a ver com organização! E este post traduzido do Buzz Feed gringo, sobre Bullet Journal e Saúde Mental também é uma das minhas fontes favoritas sobre o assunto. 

2) Óleos essenciais

Outro tema recorrente nesse momento. Sempre gostei do assunto, mas resolvi estudar mais à fundo, pra saber usar direitinho, comprar certo, e nessa pesquisa, encontrei a Patrícia e seu ótimo conteúdo Óleos são essenciais - em blog e também no youtube. Tenho usado no momento uma sinergia revigorante, que uso no ambiente, como a Patrícia ensina nos vídeos, no começo do dia; e à noite tenho usado um óleo de lavanda para desligar a cabeça, junto com a minha rotina noturna. E tudo isso começou só porque eu queria experimentar óleo de melaleuca / tea tree; que haviam me indicado para acne, mas que depois dos vídeos da Patrícia, eu descobri que ele serve para um monte de outras coisas!

Recomendo:

O vídeo sobre o óleo de melaleuca, que me fez descobrir o canal Óleos são Essenciais, e também o vídeo sobre o óleo de lavanda

3) Espreguiçar e acordar o corpo

Ou no meu caso - começar o dia com o que me lembro das posturas da aula de yoga. Assim que acordo, a primeira coisa que  faço no dia é tentar fazer todas as posturas que eu lembrar, mas se você nunca fez yoga, tudo bem! Vale fazer alongamentos ou aquela boa e velha espreguiçada, igual criança, sabe ? Muda minha postura e disposição, e é de graça ;)

Recomendo:

As aulas da Mahi Yoga, que eu fiz até o ano passado aqui em Campinas! 

4) Estudar!

Eu estava sentindo falta de estudar e ler coisas com um objetivo, não só estudar aleatoriamente qualquer coisa, como vinha acontecendo - eu começava um monte de cursos ou livros sem nenhum foco, e abandonava tudo rapidamente. Eu queria muito poder começar um curso novo - e longo, com aulas semanais, tarefa de casa, colegas de turma, o pacote completo, sabe ? Enquanto isso não acontece por questõe$ diversa$, eu vou me contentando com cursos curtos e acessíveis, ou então com cursos online gratuitos.

Recomendo:

Este post da Lominha maravilhosa, 7 cursos online para fazer em 2017, com cursos de vários assunto que eu quero me aprofundar. Não vale se inscrever em tudo ao mesmo tempo, mas que dá vontade, dá!

Estas quatro coisas me ajudaram bastante, mas mesmo assim, ainda me sinto desmotivada às vezes, e tudo bem. Estamos vivendo coisas bem complicadas no mundo atualmente, e existia uma ilusão que o problema era o ano de 2016, e bem ... 2017 começou já conturbado, e vimos que a questão não era aquele ano em si, mas a maneira como estamos encarando o mundo. Outro post que me motivou bastante foi esse da Thaís (de novo!) sobre como manter o ânimo em tempos difíceis (especialmente se você é empreendedor).

Então me conta o se você também tem se sentido assim e o que te anima ou inspira ;)