Diário em Tópicos ou Bullet Journal

bullet.jpg

Depois do post anterior, fiquei com vontade de explorar mais o assunto bullet journal, e gravei um vídeo sobre o assunto!

Gosto de complementar o vídeo com post, primeiro porque tem gente que prefere ler ao invés de ver youtube, e segundo que sempre tem coisa que a gente esquece de falar (mesmo que faça um roteiro). 

O bullet journal, ou como eu chamo no vídeo, diário em tópicos, é um caderno que você usa para planejar e registrar sua vida: trabalho, rotinas, sensações e notas em geral. Porque é legal usar um caderno ao invés de folhas soltas? Para você ter um registro do que está acontecendo na sua vida, e inclusive pode fazer um índice no começo do seu caderno para encontrar mais fácil uma coisa ou outra. 

O que o tal do Bullet Journal tem de diferente de um caderno qualquer ? Regras, ou ainda, uma metodologia. No meu caso, eu li um monte de coisa e cheguei num formato final que funciona pra mim, onde aderi à alguns conceitos (e não outros):

1. Índice e numeração de páginas

Antes de começar, você pode deixar umas três páginas para usar de índice, mas aí você vai precisar numerar o diário como um todo, página por página. 

2. Visão do mês - ou log do mês

Antes de começar os dias e semanas do mês, você faz uma lista daquilo que pretende ou precisa fazer naquele mês. Eu chamo isso de visão do mês, mas também é chamado de log mensal. Pro log do ano como um todo, eu uso o planejamento anual que disponibilizei - aí todo começo de mês eu olho este arquivo e faço a visão mensal no caderno. 

3. Visão da semana - ou log

Mesma coisa do item anterior, mas com relação à semana. 

4. Distribuição da semana

A partir da visão, você vai distribuindo o que vai fazer de cada item em cada dia da semana. 

Semana do lado esquerdo, dia no lado direito

Semana do lado esquerdo, dia no lado direito

5. Diário

E por último, o dia, geralmente uso uma página inteira, outras vezes mais, outras menos. Divido em 4 seções: tarefas e eventos, onde anoto tudo que vai acontecer naquele dia ou que precisa ser feito; sensações, onde registro tudo que aconteceu comigo de diferente naquele dia, físico ou emocional; rotinas, onde anoto alguns rituais do meu dia e em que ordem eles fora feitos, se esqueci ou não consegui fazer alguma dessas rotinas; e por último notas e ideias, que é qualquer coisa nova que surge e não se encaixa nas outras seções.

Para anotar as coisas no quadrinho de tarefas, eu uso as regras do bullet journal e faço assim:

O quadradinho é para tarefas - quando ela é feita, recebe um check, quando é cancelada, um x, e quando adiada, uma setinha. Para eventos ou compromissos, uma bolinha. Quando é algo só pra lembrar, mas que não é nem uma tarefa nem evento, aí usamos um tracinho. E quando algo precisa ser destacado, asteriscos ou pontos de exclamação. Eu costumo fazer tudo de lápis pra ter flexibilidade - se algo é adiado, cancelado ou muda de dia, eu apago e transfiro. Ás vezes eu uso um post it quando é algo que ainda não é certeza, se mudar de data, eu só colo o post it na página do dia certo. 

Se você prefere ver o vídeo, é só dar play: